[Review] Tail Feathers (com fotos)


Boa tarde companheiros camundongos! Hoje trago pra vocês mais um review, e será o meu primeiro com fotos! Espero que gostem! Estarei sempre comentando sobre o jogo e deixando links com as imagens para que possam ver em maiores detalhes esse jogo incrível!

 

História ★★★☆☆

Para um jogo que claramente possui foco em combates jogador contra jogador (cada um assume um time formado por um esquadrão de pássaros, unidades terrestres e heróis), me surpreendeu saber que existe um livro de cenário! Ele é bem curto, possui apenas 4 missões, que exploram todos os elementos que vêm na caixa do jogo, e depois os jogadores podem criar suas próprias partidas. Mas essas missões possuem capítulos de narrativa, assim como em Mice and Mystics! É uma história bem mais curta, mas ainda assim muito legal para incluir esse novo jogo no universo de Mice and Mystics. E devo dizer que a história é bem interessante e agradável de se conhecer, fiquei com vontade de ver o universo dos ratos se expandir ainda mais depois disso!

 

Qualidade ★★★★★

Tudo nesse jogo é simplesmente lindo, desde a caixa, passando pelos marcadores e cartas, até as miniaturas, principal elemento do jogo! Mas vamos por partes:

A caixa do jogo possui verniz de reserva, o que aumentou muito a qualidade do acabamento final do produto. Para quem não sabe, verniz de reserva é aquele famoso brilho aplicado em material gráfico, e que é colocado em alguns elementos apenas, dando maior destaque para eles. No caso da caixa do jogo, o logo Tail Feathers e os pássaros e ratos da ilustração possuem o verniz, se destacando do restante da arte de fundo, que fica mais opaca.

Caixa do jogo: http://imgur.com/a/Rov6H

Como fica guardado: http://imgur.com/a/0Myc7 Coloquei tudo separado em saquinhos individuais por conta própria, não vem tudo isso de ziplock. E depois em cima vão as árvores e os manuais.

As cartas foram impressas em papel diferente dos jogos do Mice and Mystics, mas não são inferiores. Não temos mais aquele papel com textura, elas são lisas, e possuem mais brilho também. Eu pessoalmente gosto do charme da textura das cartas do Mice and Mystics, mas novamente, não houve queda de qualidade, apenas usaram outro material. A impressão está impecável.

Cartas dos pássaros heróis: http://imgur.com/a/1a7tP

Cartas dos pilotos heróis: http://imgur.com/a/EdCNG

Cartas dos pássaros e pilotos vilões: http://imgur.com/a/z49VT

Os marcadores de vida, queijo, penas, efeitos negativos, objetivos, etc., continuam com muita qualidade, ótima gramatura, que confere boa durabilidade pra eles, mas também foram impressos em papel diferente. E novamente não perdem qualidade. Na verdade tive a impressão de que até melhorou, pois não tive dificuldade alguma para destacá-los, enquanto que em jogos anteriores publicados pela Galápagos cheguei a ter problema das peças descolarem quando pressionei para destacar elas.

Marcadores de times: http://imgur.com/a/3B0p4

Marcadores diversos: http://imgur.com/a/bDnWx

As miniaturas continuam perfeitamente lindas e espetaculares. A escala das unidades é a mesma das miniaturas do Mice and Mystics, com exceção dos ratos pilotos, que vem numa escala menor para combinar com a escala dos pássaros. Mas isso não atrapalha em nada, pois os pilotos ficam o tempo todo montados nos pássaros. E por falar nos pássaros, o maior destaque dentre as miniaturas claramente são eles. São grandes, extremamente detalhados, com cada pena entalhada na miniatura. E todos diferentes entre si, com identidade própria. Simplesmente perfeitos. O material plástico deles é mais duro, assim como o das miniaturas da expansão O Coração de Glorm, então devemos tomar mais cuidado para não quebrá-las, pois não são tão maleaveis. Mas nada grave, não vão quebrar de manusear.

Miniaturas heróis voadores: http://imgur.com/a/cJxoq

Miniaturas vilões voadores: http://imgur.com/a/rmSLh

Miniaturas heróis terrestres: http://imgur.com/a/Bk99G

Miniaturas vilões terrestres: http://imgur.com/a/LI5V6

A tradução parece estar boa, não me deparei com erros ainda, mas não li tudo. Mas não duvido que encontrarei algum erro em algum momento. E infelizmente devo mencionar um problema de impressão da Galápagos Jogos, que já estou indo atrás entrando em contato com eles, e assim qe for resolvido informarei a todos para que possam fazer o mesmo: existem dois pequenos baralhos de 6 cartas redondas cada, que são as missões que você pode escolher fazer. Um dos baralhos, o vermelho, que representa os vilões, está tudo certo. Mas o baralho marrom, dos heróis, veio com 5 das 6 cartas com o verso impresso errado.

Fichas de ninho, centro do tabuleiro e missões: http://imgur.com/a/qIcSJ As fichas com erro de impressão são as de tarja marrom, mas é no verso, na foto coloquei de frente.

 

Conteúdo ★★★★★

Acabei cobrindo boa parte disso no tópico de qualidade acima, pois precisei mencionar a qualidade do novo acabamento em cada elemento. Mas aprofundarei um pouco mais aqui.

O jogo possui dois livros, um de regras e um de cenário. O de regras é bem completo, mas um pouco confuso, infelizmente, assim como é o do Mice and Mystics. Mas não é algo que seja culpa da Galápagos Jogos, pois a Plaid Hat Games, desenvolvedora original do jogo, que é meio bagunçada para fechar o livro de regras. Porém, nada grave.

Livros de regras e de cenário: http://imgur.com/a/MvOKa

Os personagens possuem bastante variação, cada pássaro e piloto tem 2 cartas para representá-los, e você pode fazer a combinação que quiser. Elas representam a evolução deles, uma sendo eles como iniciantes, e a outra como veteranos. As unidades terrestres possuem somente uma carta cada, e não tem muita variedade no jogo base (somente uma unidade para os heróis, e duas para os vilões), porém, o jogo traz cartas de todos os personagens do Mice and Mystics para serem usados no Tail Feathers! E com isso, o jogo aumenta muito as possibilidades e customização! Vale mencionar também que as ministuras de ratazanas arqueiras do Tail Feathers são as famosas ratazanas de elite do Mice and Mystics, que não tinham miniaturas próprias. Então agora você pode jogar Mice and Mystics com maior variedade de miniaturas!

Cartas das unidades terrestres heróis: http://imgur.com/a/kSIoZ Inclui Mice and Mystics.

Cartas das unidades terrestres vilãs: http://imgur.com/a/d7I57 Inclui Mice and Mystics.

Miniaturas que servem no Mice and Mystics: http://imgur.com/a/i6ehP

A variedade de cartas de habilidades é imensa, há muitas opções para customização nesse ponto. Existem dois tipos de cartas, as de habilidades de piloto/esquadrão, que são verdes, e as de habilidades de pássaro, que são azuis. Algumas cartas possuem ainda pré-requisitos como serem somente para ratos ou ratazanas, precisar de proficiência com combate corpo-a-corpo ou a distância, ter determinada quantidade de pontos de vôo, etc. Tudo isso deixa o jogo bem mais táttico na hora de montar seu time.

Cartas de habilidades: http://imgur.com/a/Qj6ep Não coloquei nem metade na foto! Tem muitas mesmo!

O número de dados é bem grande, são 10, bem mais que no Mice and Mystics. São os mesmos dados do jogo original. Os marcadores vêm em quantidade ideal para dois jogadores se enfrentarem, não faltará nada em momento algum. É possível jogar em mais jogadores se compartilharem o mesmo time, cada um controlando uma miniatura, mas não é possível jogar com 3 ou mais times tendo apenas um jogo base, pois aí sim faltará componentes.

Dados, discos de vida, vareta de alcance: http://imgur.com/a/AY5I5

 

Jogabilidade ★★★★☆

A jogabilidade é muito boa. Voar com os pássaros é muito divertido, mas requer habilidade. Nas primeiras partidas será fácil cometer erros e se arrepender de escolhas de movimentos. Também é fácil se perder na estratégia devido a quantidade de coisas para fazer, já que temos unidades aéreas, unidades terrestres, missões e objetivos para estar analisando. E cometer erros de regras nas primeiras partidas também é fácil, pois tem um bocado para decorar e se acostumar. Mas ainda bem que o jogo tem uma versão simplificada, removendo até 4 regras da partida e deixando tudo mais simples, que são as penas, as folhas das árvores, as espirais da morte e as habilidades. Mas devo dizer que logo vão querer acrescentar essas regras ao jogo também, pois tornam tudo mais dinâmico e divertido.

Gabarito de vôo: http://imgur.com/a/lQOas

Pássaro + piloto selecionados num time: http://imgur.com/a/2Yso8

Pássaros em combate: http://imgur.com/a/dxOpL

O jogo não possui um tabuleiro própriamente dito, ele é disputado entre 4 árvores, que são peças com galhos, e representam as quinas limites do cenário, e todo o espaço na mesa entre as quatro árvores é o vasto céu por onde somente unidades voadoras podem passar. As unidades terrestres se locomovem pelos galhos das árvores, que são formados por casas, como no tabuleiro de Mice and Mystics, ou podem voar em folhas, ou serem carregadas por pássaros até outro local, ou se locomover através de missão. Já os pássaros se lomovem através dos gabaritos de vôo, que são como réguas que você vai encaixando e definindo seu trajeto.

Viagem em folhas: http://imgur.com/a/HdO9d

Um outro detalhe interessante é que o verso de toda carta de personagem vem com foto da miniatura que corresponde a ele, e menção de onde encontrar ela (como jogo base Mice and Mystics ou jogo base Tail Feathers), para facilitar localizar todas as suas miniaturas para preparar seu time para o jogo.

Verso das cartas de personagens: http://imgur.com/a/fbynr

 

Nota Final ★★★★☆

O jogo é lindo demais e recomendo muito. Mas é bem diferente de Mice and Mystics, pois abandonamos as partidas cooperativas para batalhas competitivas entre jogadores. Acho legal para variar o estilo de jogo dentro do mesmo universo que amamos tanto. É possível utilizar elementos de um jogo no outro, o que agrega bastante para quem possuir ambos.


A minha cópia também veio com o verso das cartas de missão com a impressão errada, deve ser o lote todo. Apesar de que não interfere na jogabilidade, uma vez que todos os versos são iguais.

Agora uma dúvida minha: o jogo fez sucesso lá fora? Vejo pouquíssimos vídeos no youtube, nenhum com gameplay.


Olá Fernando! O jogo não foi um mega hit, mas tem seu nicho cativo sim. Ele teria mini expansões no ano seguinte, cerca de quatro estavam planejadas, que adicionariam novos pássaros, pilotos e unidades de esquadrão, além de missões extras, mas a Plaid Hat Games está com tudo a respeito do universo de Mice and Mystics paralisado depois que foi comprada por outra empresa.

Na verdade ouvi falar que ela foi comprada por uma empresa que depois foi comprada na sequência por outra empresa, que por sua vez pertence a Fantasy Flight Games. Então eles estão bem enrolados e provavelmente passando por muitas mudanças.

Não é muito fácil encontrar videos de gameplay mesmo, mas tem alguns sim. Porém, somente gringos. Se tiver dúvidas, posso tentar te ajudar. Não sou um exímio jogador de Tail Feathers ainda, mas já aprendi bastante!

Sobre as cartas com verso errado, recebi uma resposta da Galápagos Jogos hoje. Disseram que já estão cientes do problema, e que entraram em contato com a Plaid Hat Games, pois foram eles que fizeram o trabalho de impressão, então não foi um erro da Galápagos Jogos. Quando tiver mais novidades, informarei por aqui

Em resposta a Fernando Gouveia:

A minha cópia também veio com o verso das cartas de missão com a impressão errada, deve ser o lote todo. Apesar de que não interfere na jogabilidade, uma vez que todos os versos são iguais.

Agora uma dúvida minha: o jogo fez sucesso lá fora? Vejo pouquíssimos vídeos no youtube, nenhum com gameplay.


Rafael, valeu pela explicação, inclusive pelo contexto de como anda a produção de jogos por parte da Plaid Hat Games.

Também havia achado estranho esse jogo não ter expansões, já que o jogo base, apesar de bem completo pede expansões (mesmo que não muitas).

Sobre as regras, gostaria de um gameplay (gringo mesmo poderia ser) para tirar ums dúvidas de regras mais específicas, porque o manual é bem superficial. Vou aproveitar a sua boa vontade e fazer inciar com você um FAQ para discutirmos regras:

a) Movimentação dos pássaros nas árvores

- As aves podem se movimentar pelos galhos/ninho sem estar em vôo? Isto é, andando?

- Se sim, uma ave poderia pousar no ninho inimigo e atacá-lo a toda nova rodada, mesmo pousada? Esse ataque, seria somente os pontos de ataque da montaria, ou seria como um rasante (montaria + ave)?

- Ao decolar, a ave sempre decoloca em linha reta, mas ela pode escolher a direção livremente, uma vez que ela está pousada? Isto é, ela pode escolher um nova direção de decolagem na fase de ativação?

b) Distribuição dos ataques (inclusive rasantes)

Quando eu realizo ataques, inclusive rasantes e rasantes sobre missões, eu devo atribuir todos os acertos para apenas uma unidade, ou eu posso distribuir os acertos em diversas unidades? (Paraa em seguida cada unidade "acertada" rolar os dados de defesa individualmente.

c) Distribuição dos ataques em missões

- Pelo que eu entendi, no caso de missões os "acertos" são distribuídos entre as unidades inimigas da forma que o atacante quiser, para depois rolarem os dados de defesa individualmente, correto? interceptação rola espadas e patrulha roda arco e flecha?

- O número de dados a serem rolados para ataque depende somente da quantidade de unidades recrutadas, correto? Não há diferenças entre unidades que possuem maior pontuação em combate corpo-a-corpo ou combate a distância

d) Recrutamento de unidades em missões

Posso recrutar em missões somente unidades que estão em em minha árvore / ninho, ou eu posso recrutar em missões unidades que estão em árvores inimigas ou em folhas rodopiando (!)?


Olá Fernando, desculpa a demora. Segui sua dica e criei um novo tópico para FAQs! Respondi todas as suas dúvidas já no novo tópico. Segue link para você verificar: https://www.galapagosjogos.com.br/forums/mice-and-mystics/topics/faq-tail-feathers-duvidas-frequentes-respondidas

Em resposta a Fernando Gouveia:

Rafael, valeu pela explicação, inclusive pelo contexto de como anda a produção de jogos por parte da Plaid Hat Games.

Também havia achado estranho esse jogo não ter expansões, já que o jogo base, apesar de bem completo pede expansões (mesmo que não muitas).

Sobre as regras, gostaria de um gameplay (gringo mesmo poderia ser) para tirar ums dúvidas de regras mais específicas, porque o manual é bem superficial. Vou aproveitar a sua boa vontade e fazer inciar com você um FAQ para discutirmos regras:

a) Movimentação dos pássaros nas árvores

- As aves podem se movimentar pelos galhos/ninho sem estar em vôo? Isto é, andando?

- Se sim, uma ave poderia pousar no ninho inimigo e atacá-lo a toda nova rodada, mesmo pousada? Esse ataque, seria somente os pontos de ataque da montaria, ou seria como um rasante (montaria + ave)?

- Ao decolar, a ave sempre decoloca em linha reta, mas ela pode escolher a direção livremente, uma vez que ela está pousada? Isto é, ela pode escolher um nova direção de decolagem na fase de ativação?

b) Distribuição dos ataques (inclusive rasantes)

Quando eu realizo ataques, inclusive rasantes e rasantes sobre missões, eu devo atribuir todos os acertos para apenas uma unidade, ou eu posso distribuir os acertos em diversas unidades? (Paraa em seguida cada unidade "acertada" rolar os dados de defesa individualmente.

c) Distribuição dos ataques em missões

- Pelo que eu entendi, no caso de missões os "acertos" são distribuídos entre as unidades inimigas da forma que o atacante quiser, para depois rolarem os dados de defesa individualmente, correto? interceptação rola espadas e patrulha roda arco e flecha?

- O número de dados a serem rolados para ataque depende somente da quantidade de unidades recrutadas, correto? Não há diferenças entre unidades que possuem maior pontuação em combate corpo-a-corpo ou combate a distância

d) Recrutamento de unidades em missões

Posso recrutar em missões somente unidades que estão em em minha árvore / ninho, ou eu posso recrutar em missões unidades que estão em árvores inimigas ou em folhas rodopiando (!)?