[FAQ] - Tail Feathers (dúvidas frequentes respondidas)


1- Minhas cartas vieram com o verso errado!
R: A Galápagos Jogos já está ciente do ocorrido, e como não foi um erro deles, pois o jogo foi impresso lá fora pela própria Plaid Hat Games, eles entraram em contato e informaram, e agora estão no aguardo de uma resposta de como proceder.

2- Onde encontro o manual de regras em português?
R: Aqui mesmo, no site da Galápagos Jogos, eles disponibilizam o manual de regras oficial em PDF. Segue o link para maior praticidade: https://www.galapagosjogos.com.br/jogos/tail-feathers (no final da página, na coluna a esquerda, há o manual para download).

3- O jogo possui expansões?
R: Originalmente estava programado para o jogo receber 4 pequenas expansões, mas como a Plaid Hat Games foi comprada por outra empresa, que por sua vez também foi comprada por outra empresa (que pertence ao grupo Fantasy Flight Games), eles estão passando por uma série de reestruturações, e toda a série dos ratos (Mice and Mystics e Tail Feathers) está paralisada.

Perguntas 4 a 10 foram feitas pelo companheiro camundongo Fernando Gouveia.
4- As aves podem se movimentar pelos galhos/ninho sem estar em vôo? Isto é, andando?
R: Sim, elas podem. Sempre que você terminar o vôo em cima de um galho, pode escolher pousar. Quando está empoleirado, o pássaro passa a ser considerado uma miniatura grande (como a aranha e a centopéia), o que significa que que ele ocupa todo o espaço da casa em que estiver.

5- Uma ave poderia pousar no ninho inimigo e atacá-lo a toda nova rodada, mesmo pousada? Esse ataque, seria somente os pontos de ataque da montaria, ou seria como um rasante (montaria + ave)?
R: A ave empoleirada pode atacar normalmente. O valor do ataque é somente o valor de ataque do piloto. O bônus do pássaro só é usado em rasantes.

6- Ao decolar, a ave sempre decola em linha reta, mas ela pode escolher a direção livremente, uma vez que ela está pousada? Isto é, ela pode escolher um nova direção de decolagem na fase de ativação?
R: Sempre que levanta vôo com a ave, você pode escolher livremente a direção inicial para onde ela estará apontando, mas deverá usar somente gabaritos de inclinação central para essa decolagem.

7- Quando realizo ataques, inclusive rasantes e rasantes sobre missões, devo atribuir todos os acertos para apenas uma unidade, ou posso distribuir os acertos em diversas unidades? (Para em seguida cada unidade acertada rolar os dados de defesa individualmente).
R: Quando você faz um ataque comum corpo-a-corpo ou a distância, você seleciona somente um alvo para aquele ataque. Quando você faz ataques em grupo (o jogo menciona quando esse tipo de ataque é feito), como o rasante, então você pode distribuir o número de acertos da maneira que quiser, em cada alvo disponível. Você pode optar por acertar o maior número de alvos possível, ou então colocar vários acertos em um único alvo, para que assim, mesmo que ele venha a se defender, ainda assim sofra ferimentos e seja derrotado. Lembre-se que cada alvo que for escolhido para receber um dos acertos do ataque em grupo terá o direito de se defender.

8- No caso de missões, os acertos são distribuídos entre as unidades inimigas da forma que o atacante quiser, para depois rolarem os dados de defesa individualmente, correto? Interceptação rola espadas e Patrulha roda arco e flecha?
R: Exato. Interceptação e Patrulha são outros dois tipos de ataque em grupo, e os acertos podem ser distribuídos da maneira que o jogador atacante quiser em um ou mais alvos disponíveis. Cada alvo que recebeu um desses ataques terá o direito de se defender individualmente. No caso da Interceptação, os alvos são as unidades na caixa de missão do adversário. Já na patrulha, os alvos serão um pássaro ou as unidades em uma folha rodopiando.

9- O número de dados a serem rolados para ataque depende somente da quantidade de unidades recrutadas, correto? Não há diferença entre unidades que possuem maior pontuação em combate corpo-a-corpo ou combate a distância?
R: Correto, no caso de ataques em grupo com esquadrões, o valor do ataque passa a ser o número de unidades que fazem parte do grupo, e não o valor de ataque de cada uma. Mas lembre-se que unidades grandes contam como 3 em ataques em grupo!

10- Posso recrutar em missões somente unidades que estão em em minha árvore/ninho, ou eu posso recrutar em missões unidades que estão em árvores inimigas ou em folhas rodopiando?
R: Somente unidades em sua árvore de origem (a que possui seu ninho) podem ser designadas para missões. Pense nela como sua base de comando, então você não consegue acionar tropas que já estão longe para uma missão, pois as ordens vem somente da base.