Dúvida básica sobre encontro de combate


Olá, tenho uma dúvida básica do encontro de combate:

Quando enfrentamos o monstro, ele tem geralmente, 3 valor:

valor referente a sanidade

valor referente a vida

e valor referente a vida do monstro

O da sanidade, está ligado a determinação do personagem, o da vida, quanto a força, correto?

Vamos supor então, que eu jogue os dados e dê 2, na primeira etapa testando a sanidade, e o monstro causa 2 de dano, então fica empatado e eu não perco nada, correto?

Já enfrentando o monstro, testando minha força, caso eu tire 4 de força no teste de força e o monstro tenha 2 de vida, ele perde a diferença (2), do total de vida que tem, ou só recebe 1 de dano por eu ter levado a melhor contra ele? 

Caso eu não tenha sido claro na pergunta, só falar, tentei colocar imagem mostrando minha dúvida mas não consegui.

 

 

 

 

 

 


Isso mesmo.

"Vamos supor então, que eu jogue os dados e dê 2, na primeira etapa testando a sanidade, e o monstro causa 2 de dano, então fica empatado e eu não perco nada, correto?"

No teste de sanidade tu só tem a perder...hehehe. Se tirar menos que o exigido pelo monstro tu perde a diferença em sanidade, caso tire igual ou mais tu te livra. Alguns monstros não permitem que tu lute caso não tenha passado (sem tomar danos mentais).

 

"Já enfrentando o monstro, testando minha força, caso eu tire 4 de força no teste de força e o monstro tenha 2 de vida, ele perde a diferença (2), do total de vida que tem, ou só recebe 1 de dano por eu ter levado a melhor contra ele? "

Nos ataques são duas coisas pra cuidar.

A 1ª é a vida do monstro que tu mostrou. Quando tu ataca com 4, tu tira 4 pontos de vida "resistência" dele (em verde na carta). Se era 2 a resistência dele, então tu matou o monstro.

A 2ª é o dano que pode te causar esse ataque. Pra isso tu compara o teu ataque (4) com o dano do monstro (coração na carta). Se for menos que o dano tu perde a diferença em vida. Caso for maior ou igual, nada acontece. É igual ao teste de sanidade. Lembrando que os dados são rolados apenas 1 vez neste teste, e tu avalia tanto a 1ª e 2ª etapa.

Sabendo disso, tanto o monstro pode morrer quanto tu perder vida, e isso acontece bastante. Imagina um ataque de 2, com monstro de vida 2 (resistência diminuida de outras batalhas) e dano 5. Neste caso o monstro morre, pois atacou com 2 e ele só tinha mais 2, e tu perde 3 pontos de vida, pois ele tinha 5 de dano e tu atacou com 2. Se tu tinha 3 de vida ou menos tu também morre, ou seja, os dois se matam....hehehee

Espero ter ajudado!