Fórums » Munchkin: Discussão Geral

Expansão munchkin 6

boa tarde!

Não achei nada a respeito dessa expansão. A única coisa que sei sobre é que ela tem "dungeons e portais", mas como isso afeta a partida? qual o mecanismo que é inserido no jogo?

Alguém que tenha essa expansão podia explicar sucintamente como funciona o jogo com ela adicionada ao jogo base, assim como, de que maneira essas cartas se distribuem no jogo ? ( li que as cartas de dungeon são maiores que as cartas comuns. essas novas cartas ficam em uma pilha separada? e as cartas de portais?) quero comprar essa expansão, mas preciso antes saber mais sobre ela.

Caso ninguém tenha essa expansão, há algum site, ou até mesmo, outro tópico que explique sobre a expansão 6?

desde já agradeço. Aguardo respostas!

att, Leonardo.

Pois é, o mínimo esperado era que a Galápagos tivesse as regras da expansão disponível para download, mas como não tem, vamos lá:

O Munchkin 6 tem 20 cartas de Masmorras (que a Galápagos insiste em manter como "Dungeon", sabe-se lá por que usam o termo em inglês) e 16 Portais. Esses últimos são cartas de Porta normais, e vão para o baralho de Portas. Cada vez que um Portal aparecer em jogo, ele afeta a(s) Marmorra(s) presentes, fazendo com que novas sejam abertas, ou removendo-as, etc.

Cada Masmorra é uma carta de tamanho duplo, que fica aberta sobre a mesa, e tem um efeito que afeta todos os jogadores simultaneamente. Alguns desses efeitos são benéficos (por exemplo, uma em que ao invés de pagar 1000 para passar de Nível com a venda de Itens, você possa pagar apenas 800) e outras são complicações (ex: uma Masmorra em que todos os monstros dão penalidade para Fugir). Pode ter mais de uma Masmorra em jogo ao mesmo tempo.

A graça dessa expansão é que os efeitos de cada Masmorra, quase sempre, alteram muito a dinâmica. Em vários casos, as Masmorras benéficas permitem o andar bem mais veloz da partida, o que é um ponto positivo. Embora os efeitos negativos, em teoria, poderiam atrapalhar mais ainda esse ponto, na prática isso não acontece pois há constante troca de Masmorras (e existe uma mecânica para os jogadores descartarem cartas e removerem Masmorras muito impeditivas, isso normalmente é suficiente pra impedir uma carta de estragar o jogo por muito tempo);

As regras até sugerem que, caso o grupo queira, algumas Masmorras possam ser permanentes durante aquela partida, dessa forma facilitando ou atrapalhando conforme a preferência pessoal.

O único porém dessa expansão é que se você usá-la sem algumas expansões (pra mim, no mínimo o básico e mais 2, além do M6), as cartas de Portal ficam aparecendo toda hora, as Masmorras ficam caóticas e os efeitos delas acabam se sobrepondo sobre a mecânica base de matar monstros/passar de Nível. As regras recomendam, nesses casos, adicionar apenas metade dos Portais ao baralho (cada um deles é em duplicata, portanto são 8 tipos de Portal diferente), mas eu acho que nesses casos, é melhor usar outras expansões e esperar até terem mais para misturar os Portais todos.

olá, Igor!

Obrigado pela atenção!

Nossa, se for como estou pensando, achei legal essa expansão, pois resolveria um problema que vejo no jogo:

Muitas vezes, quando um jogador tira um monstro forte e não é capaz de derrotá-lo, ele acaba sofrendo consequências pífias ou até mesmo nenhuma (Como quando a "coisa ruim" a ser sofrida é " perca a armadura" em situações que o jogador se quer tem uma.) Isso, na minha concepção, acaba tirando aquele momento de êxtase, do tipo "putz, você vai se dar mal!". Embora o oponente tire um monstro de força muito acima da sua, dependendo da "coisa ruim", ele pode até falhar na fuga que aquele monstro vai parecer que nunca foi posto na mesa, e será descartado sem aquela tensão pressuposta no imediato momento que a carta de porta foi revelada a todos.

Por vezes, quando jogo com meus amigos rola o diálogo :

- Nossa, você tirou um de nível 16!!

- Ah, mas tranquilo. Olha a "coisa ruim" dele... perde um nível para cada jogador de raça orc em jogo. Não tem nenhum orc mesmo...

E o monstro que deveria ser o destaque, acaba valendo nada...

Penso que com essas cartas de "Masmorras" que podem fixar penalidades ( ao menos quando estiverem em jogo) resolveria esse problema e faria os momentos de climax, a marca do munchkin, serem mais frequentes.

Acabou me surgindo outra dúvida: Essas cartas de "dungeons" ficam todas abertas na mesa, sendo ativadas apenas quando alguém tirar uma carta de portal, é isso?

Obrigado pela ajuda!

att, Leonardo.

"Essas cartas de "dungeons" ficam todas abertas na mesa, sendo ativadas apenas quando alguém tirar uma carta de portal, é isso?"

O jogo começa com uma carta de Masmorra já na mesa, os Portais vão adicionar, remover e/ou alterar quantas e quais são.