Habilidades de mago e vencendo sem lutar


Olá a todos. Retorno com mais algumas duvidas e espero que possam me ajudar XD

1 - Numa situação específica um amigo iria vencer se ganhasse o combate. Posso usar a habilidade do mago pra descartar minha mão e tirar o monstro antes que ele o vença?

2 - Numa situação parecida eu iria vencer, mas usaram Poção de Polimorfismo, a carta que transforma o monstro em papagaio deixando o tesouro. No caso eu ganho os niveis também ou só o tesouro?

3 - Um jogador tirou Rãs voadoras iria vencer o combate e ganhar o jogo, porém eu tinha Espetinho de rato (descarte essa carta pra escapar automaticamente de qualquer monstro de nível 8 ou menos) posso descartar pra tirar o monstro do combate e assim ele não vencer?

4 - Um jogador foi fugir usando a Tuba Encantada (+3 pra fugir e leva um tesouro), escapou e na sequencia usaram um monstro errante. Se fugir de dois monstros com ela, ganha-se dois tesouros?

5 - Um jogador foi amaldiçoado a perder a raça, entao ele descartou a carta de raça e o equipamento que so dava bonus aquela raça. Fez a jogada pra aumentar o level dele com bonus, aumentaram mais o monstro. Ele não poderia vencer, só então percebeu que tinha um Anel do Desejo que cancela Maldição. Ele pode jogar ela e recuperar sua raça e o equip? Já que está no mesmo turno, porém foram feitas duas jogadas ate ele perceber. 

6 - Alguém pode descartar a sua classe de clérigo no turno de outro jogador, pra na sua vez usar Joelheiras da sedução (obriga outro jogador a ajuda-lo) ou na sua vez antes de enfrentar o monstro descartar clerigo e então usar as joelheiras?

7 - Ao vencer a criatura "galinha anabolizada" diz que se usar chamas ou fogo ganha um nivel adicional. Estar com armadura flamejante conta?\

8 - Essa só pra ter certeza. Ao se subornar um nariz flutuante, não se ganha nem nivel nem tesouro correto?

Obrigado desde já!


1 - Não, o Mago só pode Enfeitiçar o monstro se ele estiver participando do combate, mesmo que seja como ajudante (mas note que, nesse caso, quem recebe os Tesouros é o jogador principal, que deve dividí-los conforme combinado)

2 - Apenas os Tesouros. Você só ganha o Nível se MATAR o monstro.

3 - Não. Fuga AUTOMÁTICA, não tem nada a ver com obrigar o jogador a Fugir. O Espetinho de Rato apenas faz com que você automaticamente fuja de um monstro, ao invés de rolar para Fugir.

4 - Depois que o jogador decidiu Fugir o combate já se encerrou, não é possível mais jogar Monstro Errante. Mas se o monstro estivesse em combate desde antes de ele Fugir, a Tuba daria para ele +3 em ambos os testes para Fugir, mas só se ele escapar de todos ele ganha UM Tesouro.

5 - Essa é uma situação que foge das regras, depende do quão competitivo é o grupo. Oficialmente, o Anel dos Desejos só funciona se jogado na hora em que você recebeu a Maldição, não funciona retroativamente assim. Mas se a carta estava lá (especialmente se estava a vista dos outros jogadores), ele poderia ter jogado e alguém poderia até ter falado pra ele... então fica a critério de vocês decidir que que ele bobeou e perdeu a chance.

Eu, particularmente, acho que o jogo é mais divertido quando todo mundo joga com todas as suas capacidades e escolhas da maneira mais eficiente. Se ele tinha a carta e só se distraiu, algo comum quando se tem muitas cartas pra gerenciar (e esse gerenciamento não é igualmente fácil pra todo mundo), eu deixaria ele descartar o Anel do Desejo e voltar com as cartas...

6 - Você pode descartar sua Classe/Raça a qualquer momento do jogo, mesmo no turno de outro jogador. Você NÃO pode baixar Itens da sua mão fora do seu turno. Se o Item já estivesse em jogo, o jogador poderia equipá-lo, se não estivesse em combate

7 - "Flamejante", segundo meu dicionário significa "aquilo que projeta fogo". Então, sim

8 - Não ganha nem perde nada, você só remove o monstro do combate mesmo.


Obrigado meu nobre!

reli o manual e percebi que tava fazendo errado. Temos o em uso (carta em pé/vertical) e o Carregado (carta deitada/horizontal). Ao perder uma raça, ele pode continuar com o equip e apenas vira-la de lado perdendo o bonus esperando conseguir uma troca ou a raça de volta, por exemplo. (diz que eu tô certo please! me sentindo um analfabeto funcional).

A questão da armadura é que mesmo que ela diga flamejante, ainda é uma armadura, não é usada pra atacar XD

E triste de saber que podem usar a poção de polimorfismo mesmo se nao tiver em combate. T.T


" Temos o em uso (carta em pé/vertical) e o Carregado (carta deitada/horizontal)."

Não exatamente. TUDO na mesa está sendo carregado, mas só o que você pode usar fica na vertical, e é considerado em uso. Eu falei sobre isso nesse tópico antigo.

Sobre perder uma Raça/Classe no meio do combate: você não pode mudar os Itens que esteja usando durante o combate, então se você perder uma Raça/Classe, perde os bônus dos Itens exclusivos dessa Raça ou Classe, obviamente, MAS se você tiver outra carta daquela Classe/Raça na mão, você pode jogar e voltar a ter os mesmos benefícios. É uma situação estranha em que os Itens continuam equipados, mas não estão sendo usados, temporariamente.


Obrigado man!!!

Espero que agora esteja tudo sanado!

XD