Bônus +5 P/ Monstro Por Ser Elfo


- A dúvida é a seguinte durante um combate eu estou enfrentando um Monstro que recebe +5 de bônus caso eu seja Elfo (Eu sou Elfo). Contudo se eu pedir ajuda no combate a outro Elfo o monstro receberia esse bônus de +5 novamente por ter um novo Elfo em combate??

*Imagino que sim (1 Elfo: +5 ; 2 Elfos: +10) mas o pessoal aqui colocou na cabeça que esse bônus que o monstro recebe só conta com a Raça do dono do combate e não com a do ajudante também. (Sendo assim o monstro só receberia +5 mesmo com 2 Elfos em combate)

- Caso o bônus conte para os 2 Elfos em combate, aqueles Escudeiros que tem a Raça especificada no título  da carta "Escudeiro Elfo" também contaria para o bônus que o monstro recebe?? (2 Elfos: +10 ; 2 Elfos + Escudeiro Elfo: +15)


O pessoal daí está sabendo. Isso está no manual de regras, página 5:

"Mas se você estiver enfrentando a Gosma Grudenta e um Elfo ajudar você, a Força de Combate do monstro será aumentada em +4 (a menos que você também seja um Elfo e a Força de Combate do monstro já tenha sido aumentada)."

Ou seja, a força do monstro aumenta se o seu ajudante for Elfo e você não for, mas apenas uma vez. Se você já é Elfo, pedindo ajuda, o monstro recebe apenas +5

As regras dos Escudeiros fala que a Raça, Classe e sexo dos Escudeiros influencia nos combates. Então eles contam sim caso o monstro receba algum bônus contra aquela Raça/Classe/sexo, mas de novo, contam apenas uma vez.