X Com - Táticas


ESTRATÉGIAS

Neste tópico será tratada as estratégias tentadas pelo nosso grupo para conluir as missores deste jogo tão desafiador



ESTRATÉGIAS GERAIS

RECURSOS:

  1. Se você é bom em já ir determinando o que vai pra onde sem estourar o orçamento você até pode ir usando os recursos da carta de comandante "Fundos de emergencia". Caso contrário, é melhor ir lá e sacar tudo o mais rápido possível, se entupindo de soldados e aeronaves.
  2. No inicio da partida, quando todos os continentes estão no amarelo, costumar vir $ 10 ou mais. Nestas rodadas, use 70 a 80% dos recursos e deixe o restante para soldados e interceptadores. Quando dois ou mais continentes entram no vermelho, os recursos caem drasticamente e aí não tem mais como.

CIÊNCIAS

Depois da maior dificuldade do jogo, que é administrar recursos, a segunda maior dificuldade são as pesquisas científicas. Como a chance de exito dos soldados, interceptadores, satélites e cientistas é muito baixo (33% ou 2 em 6) é vital pesquisar as tecnologias que ajudem os outros jogadores.

  1. Acho melhor focar em uma estratégia e não vir trazendo tecnologias aleatórias. Normalmente usamos 2 tecnologias com foco e uma para outra situação. O foco pode ser defesa contra ovnis, melhoria para as missões, ajudar a acumular $ e por aí vai.
  2. No inicio da partida, quando o "Diretor Científico" ainda tem poucos espólios, desenvolva a tecnologia mais barata, nos turnos seguintes, use a carta "Centro de Pesquisa" para acelerar as compras de cartas e conseguir a tecnologia que você está precisando.

SOLDADOS, ITERCEPTADORES, CIENTISTAS E SATÉLITES

Uma boa noção sobre como investir na missão é ter foco. Não dá para resolver tudo em um torno só;

  1. Recomendo alocar poucos satélites, normalmente 1, porque satélites excedentes vão elevar o panico do continente mais tranquilo. Um pequeno risco.
  2. Pesquise uma Tecnologia por turno. Use os espólios para investir menos com cientistas.
  3. Envie um soldado por turno para a missão e não inicie a fase de resolução no turno que o soldado foi enviado, lembre-se que ele não precisa voltar para a reserva no final da rodada.
  4. O Capitão tem de ficar esperto e enviar os soldados apropriados para a defesa da base. Envie no máximo 2 com as habilidades corretas.