Regionais, Nacional e Metagame

Assinar RSS!

publicado em 10.08.2016 por Galápagos Jogos

Os regionais de X-wing deram o pontapé inicial para os torneios de estrutura avançada no Brasil. Foram maratonas de jogos divididos entre os dias 14, 15 e 22 de maio com um total de 6 etapas e dezenas de jogadores. Os torneios foram restritos ao material lançado pela Galápagos, o que tornou a construção das listas um desafio extra para os pilotos, que responderam a altura com listas inusitadas e variantes de listas já consagradas no Meta Mundial.

Com a Chegada do Nacional dias 10 e 11 de setembro, separamos as listas dos campeões para uma análise superficial, bem como o que esperar do torneio agora que teremos Meta Aberto.


O Campeão Regional do Rio de Janeiro, Herbert Parasio optou por uma variante de uma lista já consagrada no cenário internacional. A lista era composta por:
Corran Horn + Forçar o Limite + Dispositivo de Controle de Tiro + R2-D2
Poe Dameron + Forçar o Limite + R5-P9 + Autopropulsores
Piloto de Protótipo (100)

A lista conta com 2 regeneradores, um forte Ataque Duplo do Corran Horn e um Piloto de Protótipo que ajuda nos bloqueios para deixar as naves inimigas sem ação. A variação na construção da lista deixou Poe mais agressivo e mais móvel, podendo combinar a ação de foco, indispensável para sua habilidade e para a regeneração (R5-P9), com mira e impulso.

A lista é uma variante da consagrada lista do Vice-Campeão Mundial de 2015, Nathan Eide, que eleva o PS do Poe para 10, adiciona uma Melhoria de Motor ao Corran, deixando-o mais agressivo e inclui a modificação Chardaan Refit no Piloto de Protótipo (diminuindo sua pontuação para 15) :
Corran Horn + Forçar o Limite + Dispositivo de Controle de Tiro + R2-D2 + Melhoria de Motor
Poe Dameron + Instintos de Veterano + R5-P9 + Autopropulsores 
Piloto de Protótipo + Chardaan Refit (100)

A variante da lista provou seu valor no Regional, e levou Herbert ao lugar mais alto do pódio

O Campeão Regional de Belo Horizonte, Anderson Panda, utilizou uma lista inusitada, que leva em consideração o meta regional e os arquétipos que poderiam ser utilizados nos regionais. 
Piloto do Esquadrão Adaga + Sistema de Controle de Tiro
Piloto do Esquadrão Azul + Sistema de Controle de Tiro
Corran Horn + R2-D2 + Sistema de Controle de Tiro + Forçar o Limite + Melhoria de Motor

A lista é composta de naves excelentes em combate frente a frente, a famosa justa. As B-wings contam com Dispositivo de Controle de Tiro que em conjunto com sua alta vida, fazem com que batam forte. Corran Horn em sua mais forte configuração, totalizando quase metade da lista (48 pontos) conta com R2-D2 para regenerar, forçar o limite em conjunto com a Melhoria de Motor  que auxiliam em seu reposicionamento, quando necessário, ou em ações duplas como foco e esquiva, e o Sistema de Controle de Tiro deixando seus ataques mais fortes. Corran Horn é uma arma mortal para sua habilidade em distância 1 dando 2 ataques de 4 dados com a precisão dada pelo sistema de controle de tiro.  


O Campeão regional de Campinas, Daniel Jobstraibizer trouxe uma lista que mistura elementos de controle e a Kath com seu poderoso ataque de Canhão de Laser Pesado pelo arco frontal bem como sua habilidade do arco traseiro. A lista era composta de:
Capanga do Sindicato + Y-Wing BTL-A4 + Torre de Canhão Iônico + Agromecânico R4
Capanga do Sindicato + Y-Wing BTL-A4 + Torre de Canhão Iônico + Agromecânico R4
Kath Scarlet + Instintos de Veterano + Canhão de Laser Pesado + Droide de Segurança K4 (99)

A lista inusitada venceu o regional mais disputado até então, 45 jogadores. Nela, os Capangas do Sindicato com Torre de Canhão Iônico e o título BTL-A4, trabalham para ionizar as naves inimigas e garantir a previsibilidade necessária do oponente no turno seguinte para que a Kath prepare seus ataques certeiros, sempre com pelo menos 4 dados (5 em distância 1 pelo arco traseiro!), com foco e mira (gerada pelo droide de segurança K4). Além disso, em um meta repleto de B-wings, os capangas por si só já fazem um estrago em naves de agilidade baixa. Um esquadrão dificílimo de ser pilotado, que provou seu valor quando feito com maestria. Beneficiou-se do meta Galápagos pela pouca aparição de arc-dodgers capazes de fugir do arco da Kath, como Soontir Fel e Darth Vader com título.


Em Natal, o campeão Rafael Neto apostou na famosa lista de Brobots e se deu bem. A lista era composta de:
IG-88B + Canhão de Dardos + Predador + Autopropulsores + Sensores Avançados + IG 2000
IG-88C + IG 2000 + Canhão de Laser Pesado + Predador + Sensores Avançados + Amortecedores de Inércia + Autopropulsores (100)

A lista também é uma das mais difíceis de serem voadas. A combinação com Sensores Avançados deixa a lista extremamente imprevisível. As naves podem dar um impulso antes de se movimentar abrindo diversas possibilidades de movimentação e posicionamento final.
A combinação do título IG-2000, Sensores Avançados e predador deixam a lista com agressividade e defesa suficientes. O impulso garante a ação de esquiva, graças à habilidade da IG-88C (compartilhada entre as naves). A combinação de predador + habilidade IG-88B (também compartilhada) garante 2 ataques modificados com rerrolagem de dados. A lista mostrou seu valor e saiu invicta do regional de Natal.


Em Brasília, o campeão Sergio Pedrinha apostou em uma combinação de controle e muita vida. A lista é composta de:
Capanga do Sindicato + Y-Wing BTL-A4 + Torre de Canhão Iônico"+ Agromecânico R4 
Capanga do Sindicato + Y-Wing BTL-A4 + Torre de Canhão Iônico"+ Agromecânico R4 
Capanga do Sindicato + Y-Wing BTL-A4 + Torre de Canhão Iônico"+ Agromecânico R4 
Capanga do Sindicato + Y-Wing BTL-A4 + Torre de Canhão Iônico"+ Agromecânico R4 (100)

São 32 pontos de vida, dando 8 ataques por turno (primária e torre de canhão iônico, graças ao título) e uma ionização mortal para os inimigos, principalmente em naves de agilidade baixa.  O Agromecânico R4 garante a modificação em ambos os ataques, seja com foco ou com mira, o que torna a eficiência do esquadrão impressionante.  A lista funciona muito bem na justa e o ponto fraco são arc dodgers. A lista se beneficiou do Meta Galápagos e da fraca aparição de naves como Soontir ou Darth Vader com o título. 


Em Porto Alegre, o campeão João Paulo Silva também apostou nos Brobots e se deu bem. A lista era composta de:
IG-88B + Canhão Iônico + IG-2000 + Amortecedores de Inércia + Autopropulsores + Predador + Sensores Avançados 
IG-88C + Canhão de Laser Pesado + IG-2000 + Autopropulsores + Amortecedores de Inércia + Predador + Sensores Avançados (100)

A diferença aqui, foi trazer um dos Robôs com Canhão Iônico. A lista perde um pouco em dano, mas ganha em controle. Uma nave ionizada, é um prato cheio para que os robôs se utilizem dos sensores avançados, que combinado com um impulso pode deixar os robôs atrás dos seus oponentes (com Loop de Segnor ou Manobra K).
Como dito anteriormente, a combinação do título IG-2000, Sensores Avançados e predador deixam a lista com agressividade e defesa suficientes. O impulso garante a ação de esquiva, graças à habilidade da IG-88C (compartilhada entre as naves). A combinação de predador + habilidade IG-88B (também compartilhada) garante 2 ataques modificados com rerrolagem de dados.


NOVIDADES


Após os regionais, tivemos a chegada do restante da Wave 4! Com ela temos a adição da Z95 e da Tie Phantom ao repertório de naves lançadas pela Galápagos o que abre diversas possibilidades de Esquadrões. Entre eles podemos citar o famoso BBBBZ:

Piloto do Esquadrão Azul
Piloto do Esquadrão Azul
Piloto do Esquadrão Azul
Piloto do Esquadrão Azul
Piloto de esquadrão bandido

São 34 pontos de vida, 14 dados de ataque (19 em distância 1) e muito espaço para ocupar. A lista é um prato cheio para bloquear arc dodgers com as piruetas das B-wings, o que garantiria a morte certa de qualquer um, o problema é justamente sua dificuldade em enquadrá-los, tendo em vista a pouca mobilidade das naves, mas pode se sair bem na mão de pilotos habilidosos.  

Do lado do império temos a inclusão do famoso “Susurro” entre os pilotos disponíveis. Entre as listas com Material Galápagos, podemos citar a lista do vice-campeão Mundial de 2014, Morgan Reid:
“Susurro” + Instintos de Veterano + Dispositivo de Camuflagem Avançado + Sistema de Controle de Tiro + Prisioneiro Rebelde
Howlrunner + Tática de Enxame
Piloto de Academia
Piloto de Academia
Piloto de Academia

A lista conta com um mini enxame para atrapalhar o adversário, beneficiado pela tática de enxame da Howlrunner que fará com que 1 dos pilotos de academia fique com perícia 8. Susurro conta com Sistema de Controle de Tiro, o que deixa seus ataques mais precisos, Dispositivo de Camuflagem Avançado para Camuflar após seu ataque e Prisioneiro Rebelde, estressando a primeira nave que ousar atacá-lo. 

E o Meta Aberto?

Quando ampliamos os horizontes pro Meta Aberto, as opções beiram o infinito... Existem diversos arquétipos que têm sido explorados nos torneios Internacionais. Alguns dos principais são:

Palp-Aces (Abreviação para Palpatine + Aces):  A lista é composta por uma Lambda com o Imperador Palpatine (Tanto Piloto do Grupo Omicron como Capitão Yorr) e complementada com 2 aces. As opções são as mais diversas. Entre elas temos: “Susurro” + Líder Ômega ; Soontir Fel + Vader; Soontir Fel + Carnor Jax; Soontir Fel + Inquisidor; Inquisidor + Vader; Ryad + Soontir e assim por diante.

Triple-Aces: As opções também são diversas, e a lista consiste em 3 aces à sua escolha: Soontir + Vader + Inquisidor; Vader + Vessery + Omega Leader; Soontir + Jax + Inquisidor e assim por diante. Uma das muitas variantes: 
Darth Vader + Adaptability + TIE/x1 + Advanced Targeting Computer + Engine Upgrade / Colonel Vessery + Veteran Instincts + TIE/x7 / The Inquisitor + Push the Limit + Tie/v1 + Autothrusters 

Imperial A-holes: Uma Variante de Palp Aces que usa: Piloto do Grupo Omicron + Palpatine; Wampa; Omega Leader; Inquisidor ou Carnor Jax. 
Omega Leader + Juke + Comm Relay  / The Inquisitor + Push the Limit + Tie/v1 + Autothrusters / Wampa / Omicron Group Pilot + Emperor Palpatine


Dengaroo: A build mais comentada do momento utilizando duas jumpmasters, sendo uma delas o Dengar e outra a Manaroo. Existem algumas variantes, abaixo temos uma delas:
Dengar  + Lone Wolf + Plasma Torpedoes + Zuckuss + Overclocked R4 + Glitterstim + Countermeasures + Punishing One / Manaroo + Push the Limit + "Gonk" + R5-P8 + Feedback Array + Engine Upgrade 

Uboats: Trata-se de 3 Contracted Scouts (piloto genérico da Jumpmaster) carregados de torpedos. A lista foi responsável por varrer os rebeldes do cenário competitivo. Apesar de forte, a atualização do FAQ nerfou a versão do Astromecânico R4, que agora não funciona mais para soltar o torpedo e dar a Mira automaticamente:
Contracted Scout  + Deadeye + Extra Munitions + Plasma Torpedoes + Zuckuss + Overclocked R4 + Guidance Chips  / Contracted Scout  + Deadeye + Extra Munitions + Plasma Torpedoes + 4-Lom + Overclocked R4 + Guidance Chips  / Contracted Scout  + Deadeye + Extra Munitions + Proton Torpedoes + Boba Fett + Overclocked R4 + Guidance Chips 

Uboats + Party Bus: Trata-se de uma variação em que se substitui uma das Jumpmasters pela YV-666 acompanhada de vários caçadores de recompensa:
Trandoshan Slaver — YV-666 + 4-LOM + Dengar + Zuckuss

Corran Horn / Wes / Biggs: A lista foi criada para minimizar os efeitos de Dengaroo com a habilidade do Wes que retira uma ficha do defensor após seu ataque. 
Wes Janson + Veteran Instincts + R3-A2 + Integrated Astromech / Biggs Darklighter + R4-D6 + Integrated Astromech / Corran Horn + Fire Control System + Veteran Instinct + R2-D2

Kanan Biggs Ezra: Uma das listas que ainda vem sobrevivendo à era atual. Se utiliza das mecânicas de docagem da ghost para atacar pelo arco frontal e traseiro, bem como dar um ataque extra no final da fase de combate com o Kanan de Twin Laser Turret:
Kanan Jarrus + Advanced Sensors + Twin Laser Turret + Tactician + Recon Specialist + Ghost + Tactical Jammer / Ezra Bridger + Rage + Chopper + Phantom / Biggs Darklighter + R4-D6 + Integrated Astromech

Tie Swarm: O Swarm continua firme e forte no Meta, seja a versão Crack-Swarm, ou a versão Clássica com 7 ties. O que não faltam são opções, abaixo apenas 1 exemplo:
Howlrunner + Crack Shot / Zeta Leader + Crack Shot / Black Squadron Pilot + Crack Shot / Black Squadron Pilot + Crack Shot / Black Squadron Pilot + Crack Shot / Black Squadron Pilot + Crack Shot

Independente de listas, o que importa é se divertir. Não temos dúvida que nosso nacional será um sucesso. Esperamos todos no dia 10 e 11 de Setembro no Hotel Feller!
Um abraço e que a força esteja com vocês.

 
Esse texto é de autoria do jogador João Henrique Mariani

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Download
11 de Agosto de 2016, 19:01

Muito bom o texto, precisamos de mais textos de qualidade assim no GJ para ampliar os conhecimentos dos novos jogadores e também dos veteranos. Queremos que a comunidade cresça cada vez mais.


Images2
11 de Agosto de 2016, 19:07

Mandou bem João. Texto detalhado e no português claro. E com dicas valiosas.


K
AndreFCA disse:
12 de Agosto de 2016, 13:11

Boa João! Excelente o texto.


Galapagos default user image
15 de Agosto de 2016, 19:55

Ótimo texto! Valeu! Esperando ansiosamente aqui notícias de novos lançamentos de X Wing pela Galápagos (principalmente wave 5 e os Ases!)


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login