Recordando os Velhos Tempos com Dixit

Assinar RSS!

publicado em 04.03.2016 por guerraem@gmail.com

Em um outro post aqui do blog falei um pouco sobre como eu gosto de jogar Dixit com minhas filhas e como ele é uma excelente ferramenta para a criança desenvolver sua criatividade, capacidade de abstração e habilidades de comunicação. Porém, muito se engana quem acha que o Dixit é um jogo somente para crianças. Devido a suas caraterísticas, ele depende muito do grupo que está jogando e das referências que esse grupo compartilha. Se você joga com seus filhos, serão referências do mundo infantil, mas se você jogar com seus amigos do trabalho, pode ter certeza que vão surgir várias referências do seu ambiente comum: histórias, apelidos, piadas internas, etc...

Escrevo esse para relatar uma partida de Dixit muito legal em que participei recentemente. Sou natural de Juiz de Fora e, apesar de hoje morar em São José dos Campos, viajo com certa frequência para lá para visitar a família. Sempre que vou, procuro uma brecha para encontrar meus amigos com quem costumava jogar RPG na época de escola (e ainda jogamos pela Internet), e com quem hoje também compartilho o hobby de jogos de tabuleiro. Apesar de estar sempre encontrando um e outro, como vários estão morando fora da cidade, fazia tempo que não conseguíamos essa reunião completa. Talvez, a última vez tenha sido em meu casamento, há doze anos! Em um final de semana recente, sem feriado emendado ou qualquer evento especial, os astros se alinharam e coincidiu de estarmos todos na cidade. Depois de muito tempo, estávamos todos ao redor da mesma mesa!

Mirante em Juiz de Fora-MG visto por alguém com muita imaginação.

Para abrir a noite, escolhemos o Dixit! Apesar de quase todos serem “heavy gamers”, como ainda estávamos esperando uma pessoa chegar (que por acaso era o dono da casa), decidimos por um jogo mais leve. Da mesa, apesar de alguns já terem ouvido falar no jogo, somente eu já havia jogado Dixit. Confesso que o que se seguiu na jogatina me surpreendeu muito!

As dicas das cartas eram uma chuva a referências do nosso passado juntos e das preferências e características de cada um. Eu mesmo não resisti em jogar uma carta com referência ao apelido de uma ex-professora de português. Como eu disse a todos na ocasião: preferia perder a rodada do que perder a piada! Lembro-me de uma carta que eu só consegui descobrir pois sabia que o narrador da rodada trabalhava com teatro. Foram muitas gargalhadas e muitas recordações do nosso passado juntos!

Dixit é um jogo cuja experiência depende muito dos jogadores que estão na mesa. Por essa experiência que tive, posso afirmar que fica muito divertido quando os jogadores compartilham histórias em comum, principalmente quando as imagens do jogo batem com tais histórias. Sempre que encontramos amigos, gostamos de contar e relembrar o passado, mas o que eu não imaginava era que o Dixit seria uma excelente ferramenta para isso.

Quando começamos a jogar Dixit nesse dia, todo mundo achou que seria apenas um jogo rápido para passar o tempo... Porém, ele surpreendeu a todos pela diversão e risadas que rendeu! Sendo assim, fica a dica: em um encontro com os amigos, nada como uma partida de Dixit como gatilho para relembrar os velhos tempos!

E você? Já jogou Dixit com amigos que não via há muito tempo? Que tipo de referência seu grupo costuma usar nos jogos? Conte suas histórias nos comentários!

Sobre guerraem@gmail.com


20170311 092849 1

Eduardo (@emguerra) é um jogador de RPG que se apaixonou pelos boardgames. Seu jogo preferido é Zombicide, mas se aventura por todos os outros gêneros. Trabalha como pesquisador na área de computação no INPE de São José dos Campos. Vem se aventurando como game designer e não para de ter ideias de novos jogos! Sonha em um dia ver seus jogos publicados.

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

12063735 978524222211532 7060340340529510568 n
06 de Março de 2016, 13:25

Muito bom...parabéns...realmente fica muito divertido quando joga com amigos de infância...


Galapagos default user image
07 de Março de 2016, 20:55

Dixit é realmente um jogo incrível! Aproxima amizades de longa data e intensifica a experiência de conhecer novas pessoas.


Galapagos default user image
11 de Março de 2016, 08:34

Adorei o relato! Joguei Dix It pela primeira vez no domingo passado e adorei! Vim aqui no site pra comprar um para a minha família! :D


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login