Promessas de Ano Novo

Assinar RSS!

publicado em 31.12.2018 por Galápagos Jogos

Por Eduardo Guerra

Sai de cena 2018 e chega 2019! Essa é uma época em que avaliamos como foi o último ano, procurando identificar questões que queremos mudar para o próximo. Isso acaba valendo para vários aspectos de nossas vidas: família, saúde, trabalho e, porque não, o nosso hobby dos jogos de tabuleiro. Meu objetivo nesse post é listar as principais promessas que tenho escutado por aí e dar algumas dicas sobre o que você pode fazer para que essas elas realmente aconteçam.

"No próximo ano eu vou jogar mais"! - Acho que não conheço nenhum gamer que não diga isso! Antes de começar no hobby, eu tinha essa ideia de que não conseguiria ter tempo para jogar. Uma dica para fazer essa promessa acontecer é criar um planejamento no qual você deixa um tempinho na sua semana para se dedicar aos jogos. Combine bem com sua família e com seu grupo para que, pelo menos a maior parte das vezes, não haja imprevistos. Se deixar para jogar só quando sobrar tempo, os outros compromissos acabam tomando conta...

"Vou jogar mais os jogos da minha coleção que estão parados". - Às vezes olhamos para nossa estante e vemos aqueles jogos que faz tempo que não jogamos, e rola aquela vontade de colocar eles na mesa novamente. O problema é que o tempo vai passando e eles vão continuando por ali sem ver mesa... O que eu faço para lidar com essa questão é criar uma lista com esses jogos que quero voltar a colocar na mesa para lembrar de sempre pegá-los nos dias de jogatina. Outra dica para um jogo ganhar novo fôlego na mesa é adquirir uma expansão, pois a galera que já jogou ele no passado vai animar mais ao conhecer as novidades e variações que são adicionadas.

"Vou trazer mais pessoas para jogar comigo". Quem gosta muito de jogos de tabuleiro sempre quer compartilhar essa alegria com outras pessoas. Ainda existe muita gente que não conhece esse mundo. Porém, trazer pessoas novas para o hobby não é tão fácil quanto parece... Minhas duas principais dicas para cumprir essa promessa são: (1) sempre exibir o hobby para novas pessoas e convidá-las para jogar e (2) nunca forçar a barra e deixar as pessoas virem quando estiverem à vontade. Seguindo essas simples dicas consegui trazer alguns grandes amigos para participarem de algumas partidas, sendo que alguns acabaram se tornando jogadores regulares. Vale a pena tentar!

Como toda promessa de ano novo, nem sempre a gente consegue cumprir... Mas não tem problema! Se não der, no ano seguinte a gente tenta novamente! 

Aproveito essa oportunidade para desejar que, no próximo ano, os jogos de tabuleiro possam ser uma fonte de alegria e diversão dentro da sua vida, sendo um instrumento para que você faça novas amizades e para que você estreite ainda mais as relações com as pessoas que você gosta!

E então? Fez alguma promessa que não está listada? Tem alguma dica adicional para viabilizar alguma das promessas? Mande para a gente nos comentários! 

*Eduardo Guerra é pesquisador na área de computação e pai da Duda e da Bia, suas fiéis companheiras de jogatina. Se considera um jogador de RPG que se apaixonou pelos jogos de tabuleiro, vivendo atrás dos mais "diferentosos". Busca se aventurar no mundo do design de jogos analógicos e está sempre falando sobre suas ideias no canal 3DU's

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Nenhum Comentário! Seja o Primeiro!

Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login