Por que deixar seu filho ganhar, se pode ganhar junto com ele?

Assinar RSS!

publicado em 16.03.2015 por guerraem@gmail.com

Era uma tarde de sábado daquelas bem sossegadas e estava montando o tabuleiro de uma missão de Zombicide para jogar solo, quando minha filha de 9 anos, Maria Eduarda, chegou para mim e me perguntou o que iria jogar. Expliquei que era um jogo de zumbis, em que eu precisava matar e escapar dos zumbis, pegar os objetivos (apontei os Xs vermelhos no mapa) e sair correndo dali (apontei o EXIT no mapa). Daí ela me perguntou: “Posso jogar com você?”, eu olhei aquelas manchas de sangue no tabuleiro, olhei os seus olhinhos brilhando, pensei um pouco e disse “Sim! Senta aí que vou te explicar as regras!”.

O que posso dizer é que foi uma tarde muito divertida, em que passamos uns apertos juntos mas quando conseguimos terminar a missão foi muito legal! Eu tinha ganhado uma companheira de jogo e uma forma de ter experiências muito legais com minha filha. Eu sei que esse tema é polêmico, porque o Zombicide é um jogo temático com classificação indicativa de 14 anos, porém não estou aqui para convencer ninguém de que é um jogo para crianças. Vim apenas compartilhar minha experiência pessoal, mostrando um pouco da minha opinião sobre algumas questões relacionadas a isso.

Um primeiro fator que poderia ser um obstáculo para que ela pudesse aproveitar o jogo é a complexidade das regras. Está certo que as regras de Zombicide estão longe de ser as mais complexas se compararmos com boardgames modernos, porém nem se comparam às dos jogos que minha filha costuma jogar, como Cara a Cara ou Uno, que em um minuto você já está jogando. Nesse ponto, o fato do jogo ser cooperativo ajudou bastante, pois a ajudava em suas jogadas, reforçando as regras e explicando como podíamos bolar uma estratégia em conjunto. Em pouco tempo, ela já estava fazendo seu turno sozinha e dando pitacos na nossa estratégia.

É muito comum ver pais que jogam jogos com seus filhos e deixam eles ganharem por serem “café com leite”. Daí a criança sai toda feliz e orgulhosa por superar alguém que ela tem como superior a ela em quase tudo. Não estou dizendo que isso não tem o seu valor, mas é muito mais legal quando você está ao lado de seu filho, e não contra, e vence ao seu lado. Isso gera uma cumplicidade tão grande que é até difícil de descrever. Uma vez disse para ela: “Cuidado com essa faca que a dificuldade para acertar é três ou mais!” e, enquanto ela riu, minha esposa olhou para mim com cara de interrogação.

Agora que falamos sobre a parte fácil, vamos à parte polêmica: a temática do jogo. Certamente, a temática do Zombicide não é feita para crianças. Já começa pelo próprio conceito de zumbi, que é um ser humano que morreu e de alguma forma voltou para comer cérebros... Depois passa pelo objetivo do jogo que é a luta pela sobrevivência e termina nas próprias peças do jogo, que incluem armas e muito sangue. Como que será que é a visão de uma criança em um cenário desse tipo?

Especulando um pouco, me lembro que na minha infância os monstros eram personagens apenas de filmes de terror. Hoje em dia, vejo todo o tipo de monstro espalhado por vários lugares do universo infantil. Para quem acha que isso é coisa só “de menino”, uma das franquias mais populares das meninas é a Monster High, que na minha visão de leigo é sobre um monte de “meninas-monstro” no ensino médio. Existem também vários jogos de zumbi para smartphones muito populares entre as crianças, como o o Zombie Tsunami e o Plants vs Zombies. O próprio conceito de derrotar inimigos, muitas vezes usando armas, também é presente em diversos jogos de video-game.

Os zumbis do Zombicide certamente são bem diferentes desses que as crianças estão acostumadas. Mas não tem forma melhor de saber o que elas pensam do que ir direto à fonte! Segue abaixo uma mini-entrevista com minha filha Maria Eduarda:

 

Pergunta: O jogo tem muitas regras. Você achou muito complicado jogar?

Maria Eduarda: No começo eu achava que era difícil, ficava com medo de não conseguir, mas no final foi fácil, foi divertido, foi legal.

Pergunta: Você fica tensa e nervosa jogando Zombicide?

Maria Eduarda: Só de vez em quando, quando fica um pouco difícil. Na primeira vez, ficava nervosa quando os zumbis estavam chegando perto, mas depois eu acostumei.

Pergunta: Você tem medo dos zumbis do Zombicide? Tem alguma coisa no jogo que te assusta?

Maria Eduarda: Não, porque eu sei que é só um jogo, uma diversão.

Pergunta: O jogo tem muitos elementos com sangue, como os desenhos e os tabuleiros. O que você acha disso? Te incomoda?

Maria Eduarda: Não ligo muito, porque sei que tem a ver com o jogo. No começo não gostava muito, mas agora nem presto muita atenção nisso.

 

Não quero aqui convencer ninguém da forma certa ou errada de apresentar conteúdo para os filhos. Coloquei o assunto em discussão, mostrei minha experiência e a experiência de minha filha. Se me perguntassem a um tempo atrás, certamente iria preferir jogar com minha filha um jogo com uma temática mais leve e adequada a idade dela. Porém, era o Zombicide que eu tinha no meu armário e era ele que estava em cima da mesa no dia que ela pediu para jogar comigo. Não me arrependo de ter jogado e certamente não será a nossa última partida juntos. O que ninguém pode negar é que foi muito divertido!

Inclusive, o Zombicide tem uma característica de agradar os mais diferentes tipos de jogadores. Imagine um outro jogo de zumbis que coloca na mesma mesa três gerações da mesma família. Não acredita? Veja a foto abaixo que registrou uma seção onde jogaram, além de mim, minha irmã, meu pai e minha filha. Me diga o que poderia ser melhor para uma reunião de familia do que matar uma multidão de zumbis?

Finalizo esse post com a dica do jogo Mice and Mystics que foi lançado agora no começo de 2015 pela Galápagos. É um jogo cooperativo, com temática mais leve e bem adequada para crianças. Se você procura um jogo para ter bons momentos com seu filho ou filha, esse é certamente uma boa pedida. Apesar dos personagens serem ratinhos fofinhos, o jogo agrada muitos grupos de marmanjos por aí! Tenho certeza que não será só ele que irá se divertir!

Como sempre, peço para vocês deixarem sua opinião sobre esse assunto! Jogaria Zombicide com seu filho? Já teve alguma experiência de jogar junto de alguém com idade abaixo da indicada pelo jogo? Acha que o jogo pode ser prejudicial a crianças? Crie você mesmo sua polêmica aí nos comentários!

Sobre guerraem@gmail.com


20170311 092849 1

Eduardo Guerra (@emguerra) é um jogador de RPG que se apaixonou pelos boardgames. Se sente mais atraído pelos chamados "Ameritrash", mas não recusa uma boa partida de qualquer estilo de jogo, dos familiares aos euros. Trabalha como pesquisador na área de computação no INPE de São José dos Campos. Vem se aventurando como game designer e é o autor dos jogos Crop Rotation e Enchanted Cubes.

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Galapagos default user image
Ecthelion disse:
16 de Março de 2015, 17:16

Jogo Eldrith Horror com meu filho de 9 anos e não vejo problema nenhum nisso, nos divertimos demais até... Acho que um grande erro são pessoas que subestimam a capacidade mental das crianças em entenderem regras e diferenciar a realidade da fantasia.


Galapagos default user image
16 de Março de 2015, 18:56

Sem problema nenhum. Jogo com minha filha de 8 anos e uma amiga dela de 9. É pura diversão. Elas ficam mais tensas com o tabuleiro cheio de zumbis, mas de resto é só alegria, ainda mais em um jogo em que todos ganham. Recomendo compartilharem esses momentos com a molecada. Abs


Galapagos default user image
16 de Março de 2015, 21:47

Coloco minha irmã para jogar comigo desde seus 8 anos também (desde meus 15).

Ela desenvolveu uma maturidade incrível com assuntos mais densos, partiu a curtir literatura rebuscada logo, logo. Tal qual o irmão. Não há problemas em introduzir estes assuntos, desde que tenha-se moderação e com a correta mediação.


Galapagos default user image
16 de Março de 2015, 22:31

Jogo boardgames com minha esposa e meus 2 filhos: Giovanni de 8 anos (jogava desde os 7) e Brenda (6). Zombicide (Orientamos as ações no tabuleiro e eles tem ótimas mãos para rolar 6!!! Nunca tiveram problemas com a temática, visto que a Cartoon Network prepara as crianças desde cedo...rs ). É gratificante e recompensador jogar em família, visto que nos divertimos muito juntos. Jogamos também Descent, Elder Sign, As Lendas de Andor e Citadels (escolhemos as cartas sem saber qual personagem foi escolhido para não ter muita estratégia contra eles.).


65277 435873159831905 629891468 n
Heber Lobo disse:
17 de Março de 2015, 00:33

Tb jogo com toda a minha família. Esposa, filha de 11 anos e com a caçula de 3 anos que é a responsável por jogar os dados. Pq os dados são dela e já não se discute mais isto. hehehehehe


Galapagos default user image
Luiz F disse:
17 de Março de 2015, 07:48

Jogava direto com meus filhos de 7 e 11 anos e adoravam.... Sem estresse, pesadelos ou problema algum. Só digo 'jogavam' porque desde que chegou X-wing (também da galapagos) zombicide ficou esquecido no armario
Em relação a deixar as crianças ganharem, uma confissão: jogo sério contra meu filho de 7 anos o X-Wing. Ele gosta de jogar com o império pois adora o Darth Vader. Como hoje possuo a Milenium falcon e 2 x-wing (3 naves) e ele joga com Darth Vader, Boba Fett e 3 tie-figthers ele SEMPRE ganha, nao importando a maneira que eu jogue kkkkkkk


Rodrigo cruz
17 de Março de 2015, 13:03

É um jogo "easy to play, hard to master".

Galapagos default user image
Survivor disse:
17 de Março de 2015, 13:08

Concordo com vc! Isto é o que torna Zombicide um excelente jogo!!!


Galapagos default user image
17 de Março de 2015, 15:46

Eduardo, quando eu comprei o Zombicide foi justamente pensando que seria um jogo pra jogar sozinho, quando não encontrasse alguma companhia. Mas foi uma grata surpresa que só joguei uma única vez sozinho. Depois de minha esposa e meus filhos (6 e 9 anos) verem o jogo, ele se tornou unanimidade em casa. Também não vejo problema com a temática. Como disseram os canais infantis de hoje preparam as crianças pra coisas muito piores. Isso sem falar nos noticiários!!! Enfim, zombicide une a família na mesa aqui em casa. Mas devo dizer que Mice and Mystics, com sua temática mais infantil arrebatou de vez corações por aqui. Ainda jogo com eles Ticket to Ride (com algumas adaptações para o menor) e 7 wonders com a de 9 anos. O legal é que vejo os três (minha esposa também) se interessarem cada vez mais pelos jogos. Ainda tenho o desafio de conseguir mais adeptos entre amigos na faixa dos 40, mas eu chego lá.


Dr evil avatar 100x100 60352
18 de Março de 2015, 16:33

Bom como eu não tenho filhos eu não sei, eu até gosto de zombicide e tenho quase tudo mas raramente jogo, como jogo com amigos eu prefiro um jogo tipo zombies!!! que é muito mais simples que zombicide mas é muito mais zoeira pois vc compete contra seus amigos e tem de sacaneá-los para vencer agora um dos melhores jogos cooperativos que eu já joguei foi dead of winter esse jogo apesar de ser cooperativo cada jogador tb tem seus interesses para defender então torna-se muito mais complexo. Agora estou curioso para ver o mata-mata do zombicide com pvp mais zumbis vai ser bem louco.


Perfil
25 de Março de 2015, 11:15

Jogo com meu filho de 5 anos e ele se amarra! Inclusive os amiguinhos dele vem aqui jogar! É uma besteira achar que estamos valorizando algo como a violência, é importante deixar claro dois pontos: 1. É uma brincadeira, um jogo e o mais importante 2. ZUMBIS NÃO EXISTEM e por isso mesmo a fantasia é só ali! deixando isso claro fica fácil! Se pudesse colocar fotos postaria dezenas de fotos das minhas jogatinas de Zcide com o filhão! Cada dia ele me surpreende com mais estratégias e mais soluções para os problemas!


Is this one okay  811f95f734ef5995b3d0a95aac88b781
29 de Março de 2015, 20:44

apesar de eu achar q boardgames em geral são ótimos para se jogar em familia, não sei se zombicide é o mais ideal, não pela "violencia" nem nada assim, mas é pelo tipo de jogabilidade, acho q esta mais para um jogo pra se jogar com os amigos mesmo.


Galapagos default user image
31 de Março de 2015, 09:19

Acho que é bem ao estilo de séries contemporâneas famosas como TWD então é bem legal pra jogar em família :D


Galapagos default user image
31 de Março de 2015, 10:23

Tenho uma filha de 9 anos e ela sempre joga Zombicide com o pai! Além desse, também acabamos jogando vários outros jogos que seriam "difíceis" para ela... ela adora! Não vemos problema nenhum em relação a temática... temos certeza que ela sabe direitinho, assim como sua filha, que é apenas um jogo...

Parabéns pela matéria!


Img 20140927 153640 219
Doug Knupp disse:
15 de Abril de 2015, 13:35

Jogo com meu irmão de 11 anos e tudo sai bem. Há alguns outros jogos que ele curte mais e que obviamente são mais apropriados à idade dele.


Silas
01 de Maio de 2015, 23:10

Cara, jogo um jogo chamado Catan (bastante conhecido) com meu pai, meu irmão, minha cunhada, meus filhos e meus sobrinhos. As crianças demoram um pouco nos seus turnos... Mas fora isso, tenho certeza que, se eu jogar Zombicide com elas, não haverá problema com temática ou com "deixar elas ganharem"! As crianças de hoje em dia são muito espertas e até já assistem filmes de terror e tudo mais... Meus filhos, por exemplo, gostaram muito de "The Walking Dead" e, com certeza vão adorar Zombicide. O problema é que eu ainda não consegui comprar!!! Estou esperando chegar mais da Galápagos. Parabéns pelo Post!


Galapagos default user image
06 de Maio de 2015, 11:29

Jogo Bordgames com minhas 2 filhas (8 anos e 11 anos) desde quando a mais nova tinha apenas 6 anos. Ano passado começamos a jogar War e Catan, a mais nova tinha apenas 7 anos, hoje ela "me dá aula" e ganha várias partidas, já sabe perder e ganhar sem se estressar com ninguém. Adoro estes momentos com elas. Ensino e aprendo várias coisas da vida. Adorei o post. Já tinha decidido comprar o jogo no meio do ano, agora estou mais empolgado e vou me esforçar para adquiri-lo o mais rápido possível.


Imgskyrim3
12 de Maio de 2015, 08:57

Minha turma de participante é composta por filhos, vizinhos e filhos do vizinho... Nunca houve qualquer comentários contra o jogo. Somente risos e sustos quando saem os resultados dos dados.


Galapagos default user image
11 de Dezembro de 2015, 13:07

Eu acabei de comprar o Zombicide e meu filho, que tem 5 anos, ficou louco pra jogar. Não teve como: juntamos eu, minha esposa e meu filho para a jogatina e foi muito divertido. Ele não teve nenhuma dificuldade em aprender as regras e ainda se saiu melhor no jogo que eu e minha esposa... rs.


Perfil
29 de Abril de 2016, 11:50

Não tenho filhos, mas vejo minha priminha que acompanha The Walking Dead faz um tempo e ela tem 8 anos rsrsrs, acho que o jogo não é tão ruim dependendo da forma que você apresenta para as crianças.... E vi sobre o Mice and Mystics , to na pilha para jogar também! :D


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login