Mysterium: muito mais que Dixit com Detetive!

Assinar RSS!

publicado em 09.11.2016 por guerraem@gmail.com

A primeira vez que ouvi falar sobre o Mysterium, disseram que o jogo é uma mistura de Dixit com Detetive. Confesso que fiquei curioso, pois são dois jogos muito diferentes! Ao procurar saber um pouco mais, vi que o jogo realmente possui uma temática em que os jogadores precisam descobrir as informações sobre um assassinato: o culpado, o local e a arma do crime. Isso realmente nos remete ao jogo Detetive! Eu vi também que existe um jogador que dá pistas utilizando cartas com desenhos, exatamente no mesmo estilo das cartasdo Dixit. Porém quando eu joguei o jogo, vi que a experiência era completamente diferente, tanto de jogar Dixit quanto de jogar o saudoso Detetive.

A utilização de mecânicas similares é algo que podemos perceber em jogos completamente diferentes. A mecânica de controle de área, por exemplo, em que os jogadores vão controlando ou influenciando áreas no tabuleiro, é utilizada em jogos como Blood Rage e Smallword, que são bem diferentes. Falando em Blood Rage, ele também utiliza a mecânica de draft de cartas, também utilizada pelo pelo 7 Wonders. Mostrando esses exemplos, fica claro que possuir uma mecânica comum, não faz um jogo ser parecido com o outro. Isso porquê essa mecânica pode ser utilizada de formas diferentes e para objetivos diferentes dentro do contexto do jogo.

Quando o Mysterium apareceu com cartas no estilo do Dixit, a comparação foi inevitável, principalmente por ser uma mecânica que não é muito comum e que possui um representante muito conhecido. Porém, a utilização dessas cartas dentro do jogo, é completamente diferente! No Dixit, a carta é escolhida junto com uma frase ou palavra-chave relacionada a ela criada pelo jogador, que deve ao mesmo tempo ser descoberta por alguns e confundir outros. Já no Mysterium, a carta é escolhida por um jogador para dar um dica para outro, para, por exemplo, escolher um suspeito específico entre outros na mesa. É completamente diferente! Observe que o Dixit é um jogo competitivo, enquanto o Mysterium é cooperativo.

Algumas pessoas chegaram a me perguntar se eu preferia o Dixit ou o Mysterium, e a resposta foi: os dois! São jogos diferentes, para grupos diferentes e que criam um clima diferente. Enquanto o Dixit é um jogo descontraído e para dar muita risada, o Mysterium é um jogo tenso e que coloca uma pressão muito maior sobre os jogadores. Na minha opinião, o que define um jogo não é suas mecânicas ou sua temática, mas a experiência que ele trás para os jogadores. Posso afirmar, com toda certeza, que a experiência de jogar esses dois jogos é completamente diferente!

Outra pergunta que já escutei foi: “Mas se eu gosto de Dixit, vou gostar também do Mysterium?”. E nesse caso, a respostá é: “Com toda certeza!”. O Dixit possui a interpretação do desenho das cartas como principal e mais marcante mecânica. Se essa mecânica te agrada, como é o meu caso, realmente será muito legal encontrar ela novamente em um jogo que a utiliza em um contexto diferente.

Para concluir, ressalto que, na minha opinião, o Mysterium é realmente um jogo único e bastante original. Apesar de utilizar a mesma mecânica do Dixit, de forma nenhuma o substitui ou se tornam jogos redundantes. 

Sendo assim, embarque no clima de Mysterium e prepare-se para receber do fantasma da vítima as imagens que te permitirá identificar quem foi seu assassino...

Sobre guerraem@gmail.com


20170311 092849 1

Eduardo Guerra (@emguerra) é um jogador de RPG que se apaixonou pelos boardgames. Se sente mais atraído pelos chamados "Ameritrash", mas não recusa uma boa partida de qualquer estilo de jogo, dos familiares aos euros. Trabalha como pesquisador na área de computação no INPE de São José dos Campos. Vem se aventurando como game designer e é o autor dos jogos Crop Rotation e Enchanted Cubes.

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Grievous3
09 de Novembro de 2016, 17:51

O pessoal comentar que os jogos são iguais é como falar que Zombicide e Dead Winter são a mesma coisa...


Galapagos default user image
30 de Novembro de 2016, 11:46

Mysterium será minha próxima compra :) #ansioso


Mm
29 de Janeiro de 2017, 13:31

Mysterium é muito melhor que Detetive.


Galapagos default user image
03 de Maio de 2017, 09:47

Achei o jogo raso... a arte desse jogo é uma das mais lindas que eu já vi. Cores muito contrastantes, altos detalhes, riqueza em componentes, etc. Mas Dixit lhe rende muitas risadas e detetive permite deduções lógicas inúmeras, fazendo com que cada jogada do jogador oponente lhe ser interessante e divertido. Isto não acontece com o Mysterium! Não consegui sentir o desafio cooperativo do jogo, nem de outro lado a recompensa pelas descobertas individuais.


Img 0926
22 de Agosto de 2017, 17:07

Eu não gostei da maneira que o jogo termina. Achei estranho. De verdade. Mas eu não compraria o Mysterium justamente por ter todas as expansões do Dixit.


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login