Faça sua Olimpíadas de Jogos de Tabuleiro

Assinar RSS!

publicado em 22.08.2016 por guerraem@gmail.com

Esse ano as Olimpíadas aconteceram no Brasil e todo mundo só falou sobre isso. Vou apelar para a palavra “jogos” em “Jogos Olímpicos” e puxar algumas ideias que podem incrementar a competição em cima da mesa (e não estou falando sobre Tênis de Mesa!).

Uma coisa que gosto de fazer durante as Olimpíadas é acompanhar o quadro de medalhas, vendo quantas medalhas de ouro, prata e bronze cada país já ganhou. Podemos aproveitar esse conceito para fazermos uma olimpíada de jogos de tabuleiro com nosso grupo de amigos. Dessa forma, podemos registrar os três primeiros colocados de cada partida em um quadro de medalhas e ver quem fica na frente.

Se você gostou da ideia, seguem algumas dicas para organizar suas olimpíadas:

 

Escolha os jogos

Através da coleção de jogos do seu grupo, escolha quais jogos serão suas modalidades olímpicas. Obviamente, os cooperativos não vão poder participar da disputa. Uma dica é tentar escolher jogos com mecânicas diferentes para poder testar diferentes habilidades dos participantes. Como exemplo: Dixit pode participar como um jogo de abstração, Quarriors representando os dice games, Smallword os jogos de controle de área e o Flick’em Up para desafiar a destreza dos participantes.

Uma questão que deve ser observada na escolha dos jogos é a quantidade de participantes. Se um jogo como Splendor, para até 4 jogadores, for escolhido para um grupo de mais participantes, é preciso definir como será feita a disputa. Para um grupo de 8 pessoas, por exemplo, podem ser feitas 2 partidas com 4 jogadores e os 2 melhores colocados nas duas partidas disputarem a final. Em jogos para 2 jogadores, como “O Senhor dos Anéis: O Confronto”, pode ser feita uma “chave” com eliminação ou um sistema de pontuação. Não se esqueça que as partidas precisam ser sorteadas aleatoriamente!

 

Pense nas modalidades

Existem jogos que possuem mais de uma forma de serem jogados. Como exemplos podemos citar o Dobble e o Dixit (Sim! O Dixit Odyssey traz novas modalidades de jogo!). Nesse caso, você pode ter várias modalidades do mesmo jogo, valendo pontos separados no quadro de medalhas. Seria análogo a esportes como atletismo e natação, que possuem disputas para modalidades e distâncias diferentes.

Outra variação de modalidades que pode existir é a do jogo em dupla e individual, como existe no tênis. Jogos como WarZoo e Krosmaster Arena, por exemplo, possuem variações para que a disputa seja feita entre duplas. Nesse caso, os integrantes da dupla que vencerem a disputa pontuam no quadro de medalhas.

 

Marque os dias das disputas

Marque com seus amigos que dias serão as jogatinas e que jogos vão ser disputados em cada dia. Pense na duração de cada um dos jogos e em como eles serão encaixados em cada dia. Não adianta colocar 20 jogos na lista de disputas, se vocês terão apenas 5 dias para jogar. Talvez nesse momento seja necessário cortar alguns jogos, afinal faz parte do hobby não conseguir jogar todos os jogos que você quer (quem nunca?).

Com os dias marcados, todo mundo tem a chance de dar aquela “treinada”. Dar uma revisada nas regras, assistir aquele gameplay no YouTube ou até mesmo praticar suas táticas naquele modo de jogo “eu” contra “eu mesmo”.

 

Registre o Quadro de Medalhas

Com os jogos e o calendário definidos, agora é só jogar e registrar os resultados. Crie um quadro de medalhas que todos possam ter acesso. É importante ter os três primeiros colocados da cada modalidade e como está o quadro geral de medalhas. Uma sugestão é criar uma planilha e compartilhar com todos os participantes na Internet.

 

Da mesma forma que as Olimpíadas são uma grande confraternização entre diversos países do mundo, certamente essas olimpíadas de jogos de tabuleiro também será uma excelente oportunidade de passar bons momentos com seu grupo de amigos. Certamente, depois disso tudo, independente do resultado, a diversão e a amizade é que sairão vencendo!

Sobre guerraem@gmail.com


20170311 092849 1

Eduardo Guerra (@emguerra) é um jogador de RPG que se apaixonou pelos boardgames. Se sente mais atraído pelos chamados "Ameritrash", mas não recusa uma boa partida de qualquer estilo de jogo, dos familiares aos euros. Trabalha como pesquisador na área de computação no INPE de São José dos Campos. Vem se aventurando como game designer e é o autor dos jogos Crop Rotation e Enchanted Cubes.

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Xx
24 de Agosto de 2016, 10:26

Haha massa demais! Eu ja fiz feito algo parecido aqui em casa, mas foi com o Summoner Wars.

Img 20150830 201855
Estela disse:
26 de Novembro de 2016, 00:07

Summoner Wars é muito bom!


Imagem
Gusula disse:
09 de Setembro de 2016, 14:21

Legal a ideia. Estamos tentando fazer a nossa.


Avatar
17 de Outubro de 2016, 14:07

Ótima ideia, participo de um grupo de mais ou menos 7 integrantes assíduos e vamos colocar em prática logo logo...


Mm
29 de Janeiro de 2017, 13:33

Ótima ideia.


Adesivo
14 de Julho de 2017, 10:21

Vou organizar uma na loja, que ótima ideia!


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login