Caças Estelares, Androides, Recrutas e Lendas

Assinar RSS!

publicado em 31.03.2016 por Galápagos Jogos

"Vamos destruí-las uma a uma. Quero todos trabalhando nisso.”

   –Darth Vader, Star Wars: Uma Nova Esperança

 

Você já comprou seu jogo base de X-Wing, já aprendeu as regras, aprendeu a pilotar seus caças e está procurando maneiras de ampliar sua experiência de jogo. Qual é o próximo passo.

A montagem e personalização de esquadrões é parte essencial da experiência de X-Wing. Escolher os pilotos e melhorias certas, combinar táticas e estratégias pode ser tão divertido quanto destruir seus oponentes nos combates espaciais. Mas por onde começar?

Caixa Base e Expansões

Assim que tiver sua caixa de X-Wing, você poderá se divertir montando esquadrões com as inúmeras possibilidades que o jogo oferece. Na Caixa Base você encontrará treze cartas de nave e cinco cartas de melhoria que trarão personalidade para as suas batalhas entre seu X-wing e dois TIE Fighters.

As expansões trazem ainda muito mais opções: você pode adicionar mais caças aos seus esquadrões e colocar novos pilotos para pilotá-los. Os jogadores Rebeldes que lutam pela libertação da galáxia do punho de ferro Imperial podem contar com os sofisticados X-wings e com os impiedosos Y-wings. Essas expansões trazem um caça cada e permitem que você melhore seus esquadrões com quatro cartas de nave e cinco de melhoria.

Os jogadores Imperiais podem contar com novos caças estelares e pilotos para derrotar a Rebelião em expansões que trazem um caça cada: TIE/in e TIE Advanced. O Pacote de Expansão TIE Fighter traz seis cartas de nave e três cartas de melhoria, e o Pacote de Expansão TIE Advanced traz quatro cartas de nave (uma delas representa inclusive o temível piloto Darth Vader!), além de cinco cartas de melhoria para você ter muito mais opções na hora de montar seu esquadrão.

Naves e Pilotos

Personalizar em X-Wing é muito mais do que apenas combinar caças estelares: é só abrir uma Caixa Básica para os jogadores encontrarem várias maneiras de personalizar o jogo.

X-wings e TIE fighters funcionam de maneira diferente, e essas diferenças estão em suas cartas de nave e em seus discos de manobra. Cada tipo de caça estelar tem seu próprio disco que mostra as manobras que ele pode fazer em cada um dos seus turnos. Não importa quem esteja pilotando um X-wing ou um TIE fighter: cada nave só é capaz de executar suas próprias manobras. Sendo assim, o disco de manobra da nave lhe dá uma personalidade conforme ela cruza o espaço no jogo. Além disso, cada carta de nave traz uma arma primária e valores de agilidade, casco e escudo do caça.

 

TIE fighters são ágeis e velozes, mas não têm proteção e o poder de fogo mais pesado do X-wing.

 

As cartas de nave também mostram as ações que estão disponíveis para cada caça (destacadas acima em amarelo). As ações que um TIE pode fazer são Foco, Pirueta e Desvio; já um X-wing pode fazer Foco e Aquisição de Mira.

Nem todas as informações em uma carta de nave se repetem em todas as naves do mesmo tipo. Cada carta de nave também traz informações sobre seu piloto: o valor da sua perícia, alguma habilidade exclusiva que ele possa ter para ajudar seu esquadrão e o custo de ponto de esquadrão do caça. Cada uma dessas diferenças pode dar a vantagem de que você precisa para conquistar a vitória durante um combate.

O Piloto Recruta e o Piloto do Esquadrão Vermelho não têm uma habilidade exclusiva de pilotagem, mas a perícia “4” do Piloto do Esquadrão Vermelho indica que ele vai ser ativado mais tarde na fase de Ativação e mais cedo na fase de Combate. Embora pareça uma vantagem não muito significativa visto o custo de pontos investido, é no calor da batalha que mesmo um aumento pequeno na perícia pode ser a diferença entre a vida e a morte. A perícia aumentada do Piloto do Esquadrão Vermelho indica que ele pode atirar antes do Piloto do Esquadrão Obsidian. Já o Piloto Recruta só conseguirá atirar depois do Piloto do Esquadrão Obsidian.

As diferenças entre os pilotos ficam mais significativas quando se leva em consideração as habilidades exclusivas de pilotos como Luke Skywalker, que pode cancelar o resultado Foco de um dado quando estiver defendendo, e Biggs Darklighter, que pode impedir os inimigos de atirar em naves aliadas que estejam em Alcance 1. Essas habilidades permitem a criação de estratégias muito mais elaboradas que podem proporcionar vantagens para os pilotos que estejam voando em formação ou que equipam um único piloto para atuar sozinho.

 

Mauler Mithel custa cinco pontos de esquadrão a mais do que um Piloto da Academia, mas com sua perícia “7” ele pode atacar antecipadamente na fase de Combate, e sua habilidade exclusiva acrescenta letalidade extra aos seus disparos.

 

Melhorias

Na parte inferior das cartas de nave há uma barra de melhoria. Cada ícone nessa barra corresponde a um tipo de melhoria que está disponível a determinado caça. As melhorias são: armas secundárias, androides astromecânicos e talentos de piloto de elite. É preciso gastar pontos de esquadrão para usar uma melhoria – que personaliza ainda mais a sua estratégia.

 

Com as cartas de melhoria os jogadores podem personalizar seus caças e esquadrões.

 

Por exemplo: você pode pagar três pontos de esquadrão para equipar Luke Skywalker com Franco-atirador para aumentar suas chances de atingir TIEs inimigos. Ou você pagará quatro pontos de esquadrão para equipar seu caça com R2-D2, um astromecânico que pode consertar os danos nos escudos de Luke? Ou quem sabe você pagará onze pontos de esquadrão para equipar a nave do Luke com as duas melhorias e alguns Torpedos de Próton potentes?

 

Jogadores Imperiais não podem melhorar seus TIE Fighters com astromecânicos ou armas secundárias, mas alguns pilotos (Mauler Mithel, por exemplo) permitem que você melhore suas naves com talentos de elite.

 

Quando você estiver montando esquadrões mais avançados, suas escolhas terão um efeito muito maior no jogo. Se você equipar Luke com Franco-atirador, R2-D2 e Torpedos de Próton, ele conseguirá fazer grandes feitos, mas isso irá forçá-lo a trazer dois Pilotos Recrutas de vinte e um pontos como alas em vez de pilotos veteranos como Biggs Darklighter e Wedge Antilles. Falaremos sobre montagem de esquadrão num próximo artigo.

 

Conheça Seu Esquadrão

O conjunto inicial de X-Wing traz possibilidades de todos os tipos de estratégias para você libertar ou dominar a galáxia. Você vai precisar encontrar o equilíbrio ideal entre caças, pilotos e melhorias. Afinal, para ganhar uma vantagem nos intensos combates espaciais de X-Wing, você vai ter que avaliar quais caças irá mandar para o espaço e também escolher quem irá pilotá-los: recrutas ou lendas.

Fique ligado e confira os próximos artigos. E até lá...

Que a Força esteja com você!

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

12063735 978524222211532 7060340340529510568 n
31 de Março de 2016, 19:05

Logo logo estarei pilotando minha X-Wing....kkkkk


Galapagos default user image
09 de Abril de 2016, 21:30

As cartas de melhorias são exclusivas de uma expansão ou qualquer outra nave pode usar?
Ex: Uma carta de melhoria que vem junto com um A-Wing pode ser usada em um X-Wing?

Galapagos default user image
16 de Maio de 2016, 23:50

Sim...
Qualquer carta pode ser equipada se sua nave comportar aquele equipamento.


Galapagos default user image
12 de Abril de 2016, 20:27

Qualquer nave pode usar desde que tenho o slot da melhoria. Exemplo tripulantes são podem ser equipados em naves com capacidade de carregar tripulantes. Isso é representado por uma barra com desenhos na parte inferior da carta.


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login