Batalhas Aéreas no mundo de Mice and Mystics

Assinar RSS!

publicado em 04.04.2017 por guerraem@gmail.com

Quando falamos em jogos que simulam batalhas entre dois jogadores, talvez pela herança que temos do xadrez, eu logo penso em um tabuleiro em cima da mesa. Como exemplos de jogos nessa linha podemos citar o Krosmaster Arena e o Senhor dos Anéis: o Confronto. Apesar de ter o costume de chamar qualquer jogo de mesa de “jogo de tabuleiro”, a verdade é que nem todo jogo tem efetivamente um tabuleiro. Agora, tente imaginar um jogo que simula uma batalha, com miniaturas e tudo mais, sem utilizar um tabuleiro?

A mecânica FlightPath foi criada justamente para esse caso! Jogos que utilizam essa mecânica criam uma experiência diferenciada para os jogadores justamente por não possuírem um tabuleiro. As miniaturas são movidas através de um gabarito, que são como pequenas réguas que servem como guia para o trajeto que será feito. Funciona assim: o gabarito é colocado à frente da miniatura e a miniatura assume a posição ao seu final. Dessa forma, gabaritos com formatos diferentes irão movimentar as miniaturas para locais e direções diferentes. O exemplo de um jogo que utiliza essa mecânica é o X-Wing.

Eis então que os ratinhos de Mice and Mystics deixam as masmorras do castelo para rasgarem os céus montados em pássaros para travar batalhas épicas nos céus da floresta. Estou falando do jogo Tail Feathers que está acabando de chegar ao Brasil pela Galápagos! Ele simula uma batalha onde os jogadores assumem o controle de dois exércitos compostos de tropas aéreas e terrestres com objetivo de destruir o ninho do adversário. A novidade é que ele utiliza uma mecânica semelhante à FlightPath, mais utilizada em jogos colecionáveis, em um jogo “fechado” que vem com uma campanha que traz uma belíssima história para ser jogada.

Aproveito para já esclarecer uma dúvida que eu tinha e que todos perguntam: esse jogo não é uma expansão do Mice and Mystics, mas sim um jogo independente no mesmo universo. “Então se eu possuir o Mice and Mystics não acrescenta nada?“ Na verdade acrescenta sim, pois o Tail Feathers vem com 10 cartas compatíveis com os personagens e miniaturas do jogo original.  Dessa forma, se você já possui o Mice and Mystics, vai poder ver Collin e seus amigos em novas aventuras, dessa vez, em cima das árvores. Além disso, ainda vai aumentar suas possibilidades de montagem de time no Tail Feathers.

A mecânica de como o ratinho controla o pássaro para o vôo é realmente algo fantástico! No começo do turno, os jogadores devem definir na própria miniatura a inclinação do pássaro, que pode ser para direita, no centro ou para esquerda. Dessa forma, ao colocar os gabaritos posteriormente, o pássaro pode se movimentar apenas para a direção em que estiver inclinado. Como forma de simular os movimentos reais de um pássaro, um pássaro inclinado para direita, por exemplo, só pode manter a inclinação atual ou mudar para o centro. Se o jogador quiser incliná-lo para a esquerda, precisa passar em um turno para o centro, para depois poder ir para esse lado. Quem disse que pilotar um pássaro é fácil?

Apesar da grande atração serem os pássaros, a interação deles com as tropas terrestres também cria uma dinâmica bem legal na batalha. Não dê mole com seus pássaros no território adversário que elas pode te cravar várias flechas! Além de se movimentarem nos galhos que delimitam a área de jogo, tropas terrestres também podem planar para outros galhos a partir de folhas, que seguem girando até o seu destino. Além disso tudo, ainda existem muitas outras coisas que dão um sabor especial a essa batalha: habilidades especiais, cartas de ação e missões que podem ser feitas pelas tropas terrestres e interceptadas pelas aves. Como não podia deixar de ser, a história, que é uma marca registrada de jogos da franquia Mice and Mystics, não poderia ser deixada de fora. O jogo vem com um livro de cenários que possui uma campanha para ser jogada!

Se você gosta de travar batalhas aéreas em jogos, esse jogo é para você! Se você gosta de jogos que possuem excelentes histórias como pano de fundo, esse jogo é para você! Se você é fã de Mice and Mystics e quer expandir ainda mais seu universo, esse jogo também é para você! Concluindo, se você gosta de um bom jogo de batalha (com tabuleiro ou não), esse jogo definitivamente é para você!

Sobre guerraem@gmail.com


20170311 092849 1

Eduardo (@emguerra) é um jogador de RPG que se apaixonou pelos boardgames. Seu jogo preferido é Zombicide, mas se aventura por todos os outros gêneros. Trabalha como pesquisador na área de computação no INPE de São José dos Campos. Vem se aventurando como game designer e não para de ter ideias de novos jogos! Sonha em um dia ver seus jogos publicados.

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

10302233 942755372419523 8852168460642615113 n
Rafael disse:
05 de Abril de 2017, 14:38

Peguei meu jogo ontem, e embora gostaria muito de apenas falar bem de todo o trabalho que a Galápagos Jogos teve, devo dizer que cometeram mais uma vez o erro de imprimir verso errado em material do jogo.

Não sei se isso acontece com frequência, ou se eu que tenho o azar de adquirir jogos da Galápagos onde fazem isso, já que tive o mesmo problema com o finado Senhor dos Anéis LCG.

Mas o que acontece é: o jogo possui 6 cartas de missão que ficam com cada jogador. Elas possuem um corte diferente, são arredondadas, não cartas comuns. Cada uma representa uma missão diferente que você pode fazer, então temos: Chamariz, Interceptação, Patrulha, Cerco, Resgate e Especial. No verso de todas as cartas temos um verso único que vem escrito "Missão" e uma arte que se repete em todas as cartas. Porém, em um dos baralhos, a Galápagos deixou no verso impresso a carta "Especial". Com exceção da própria carta Especial, que nesse caso está com o verso correto de Missão.

Então temos 5 cartas com o verso impresso errado.


10302233 942755372419523 8852168460642615113 n
Rafael disse:
10 de Abril de 2017, 18:48

Fiz um review com fotos no fórum da Galápagos, para quem quiser dar uma olhada melhor em tudo que vem. Segue o link: https://www.galapagosjogos.com.br/forums/mice-and-mystics/topics/review-tail-feathers-com-fotos


265646913 640
25 de Abril de 2017, 19:41

o meu também veio com o mesmo erro de impressão das cartas.


Galapagos default user image
03 de Maio de 2017, 07:16

Sou mais um com o erro de impressão nas cartas.


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login