Arraiá da Galápagos

Assinar RSS!

publicado em 16.06.2016 por guerraem@gmail.com

Os meses de Junho e Julho são o palco das tradicionais festas juninas, também chamadas de quermesses, que acontecem por todo o Brasil. Muita comidinha gostosa da roça, danças tradicionais e barraquinhas com jogos. Confesso aqui publicamente que sou apaixonado pelas comidinhas das barracas, mas depois de comer já fico louco para convencer a galera a ir para a casa ou para uma luderia se juntar em volta de um bom jogo de tabuleiro. Ainda mais com o frio que está fazendo esse ano, não tem programa melhor que esse!

Nesse post, vou mostrar para vocês que é possível encontrar nos jogos de tabuleiro quase tudo que se encontra em uma boa festa junina! Assim, se seus amigos ainda fizerem questão de continuar na festa para ver alguma coisa, você talvez consiga convencer ele que, aquela mesma coisa, dentro do jogo é muito melhor!

 

“Pula fogueira iá iá! Pula fogueira iô iô!”

Esse negócio de pular fogueira, na minha opinião, é mais marketing das músicas de festa junina do que realidade. Na prática, pelo menos hoje em dia, ninguém mais pula a fogueira de verdade... E quando pular, pode ter certeza que vai ter alguém filmando para colocar no YouTube se acontecer alguma coisa.

Se você quer pular fogueira de verdade, precisa jogar o Dungeon Fighter, e mais precisamente com a expansão “Fogo Neles!”. Para quem não conhece, nesse jogo você precisa rolar dados para atingir seus objetivos, porém, a grande diferença, é que o que importa realmente é local onde o dado cai no tabuleiro. Então, dependendo do desafio, você precisa jogar o dado de diferentes formas e com diferentes partes do corpo. Na expansão “Fogo Neles!”, você literalmente vai colocar seus dados para “pular a fogueira”, jogando eles por cima de paredes de fogo ou por dentro de aros flamejantes.

 

“Olha a roupa do jeca toda remendada!”

Outra tradição das festas juninas é ir vestido de caipira. Andar com as roupas rasgadas ou remendadas, pintar o dente de preto no melhor estilo Tião Macalé (nojento!) e finalizar com aquele chapeuzinho de palha. Para esse quesito, nenhum jogo tem um modelito que mais se adequa que o Zombicide! Talvez seja um pouco suspeito para falar, pois para mim qualquer coisa com zumbis fica mais legal, inclusive as roupas de caipira!

As roupas rasgadas já são uma marca registrada dos zumbis! Se considerarmos as manchas de sangue, realmente rola um toque de originalidade a mais no look. Porém, dentros das temporadas, versões e expansões do Zombicide, os zumbis do Black Plague (que já já chega aqui no Brasil) com aquele estilo “camponês do vilarejo”, realmente caracteriza uma roupa prontinha para a mais tradicional das festas juninas!

 

“O primeiro casal indo para o centro da grande roda!”

Fique tranquilo que em festa junina formação de quadrilha não é crime! As danças são outra marca registrada das festas juninas. Enquanto uma pessoa fica no microfone dizendo o que todos tem que fazer, de fundo uma moda de sanfona rola solta. Quem nunca ouviu: “Balancê!”, “As damas trocando de cavalheiro!”, “Olha a cobra! É mentira!”, ou “Caminho da roça!”. Desses comandos de quadrilha, um que nunca pode faltar é a tal da “grande roda”. Se você quer mesmo fazer uma roda com alguém no centro e os outros em volta, seu jogo é King of Tokyo

Quem já jogou King of Tokyo sabe que os monstros que não estão em Tokyo fazem uma “grande roda” para bater em quem está lá. Por outro lado, se quem estiver em Tokyo conseguir aguentar firme uma rodada, consegue bater em todo mundo que está em volta de uma vez só. Realmente não tem dama nem cavalheiro, e pode ter até uma fantasia se você está usando a expansão Halloween, mas precisamos concordar que o jogo forma uma roda muito legal!

 

“Venha ganhar uma prenda na pescaria!”

Falar na pescaria da festa junina me remete diretamente a boas lembranças da minha infância. Puxar quele peixinho com um número de um tanque de areia ou de uma bacia com água, e depois ganhar um presente que geralmente não servia para nada, era realmente muito bom! Porém, o que é pescar um mísero peixe, enquanto você pode se tornar o governante de um reino submarino em Abyss!

Nesse jogo, ao invés de simplesmente pescar um peixe, você vai enfrentar monstros das profundezas do oceano e ganhar a influência dos lordes da corte na sua busca para se tornar o grande Governante do Reino do Abismo. Você ainda quer uma prenda? Só posso te dizer que não é qualquer jogo que utiliza pérolas para marcar pontos!

 

Festa junina é muito bão! Jogo de tabuleiro é bão dimais da conta! Melhor ainda é juntar isso tudo em uma noite de diversão com seus amigos. Minha dica é: se encontre com seus amigos em uma festa junina, encham a barriga de coisas boas e corram para a mesa mais próxima na casa de alguém ou na luderia da sua cidade para fechar a noite com um bom jogo de tabuleiro!

Sobre guerraem@gmail.com


Foto perfil

Eduardo (@emguerra) é um jogador de RPG que se apaixonou pelos boardgames. Seu jogo preferido é Zombicide, mas se aventura por todos os outros gêneros. Trabalha como pesquisador na área de computação no INPE de São José dos Campos. Vem se aventurando como game designer e não para de ter ideias de novos jogos! Sonha em um dia ver seus jogos publicados.

#COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Feed RSS
Assinar RSS!

Comentários

Img 20160804 223255725
25 de Janeiro de 2017, 11:06

Gostaria de saber quando que a Galápagos jogos vai lançar a expansão Wulfsburg do jogo Zombicide Black plague?


Faça login ou crie uma conta para comentar!

Fazer Login