Blog do Galápagos

Posts na categoria Personalização

Caças Estelares, Androides, Recrutas e Lendas

"Vamos destruí-las uma a uma. Quero todos trabalhando nisso.”    –Darth Vader, Star Wars: Uma Nova Esperança   Você já comprou seu jogo base de X-Wing, já aprendeu as regras, aprendeu a pilotar seus caças e está procurando maneiras de ampliar sua experiência de jogo. Qual é o próximo passo. A montagem e personalização de esquadrões é parte essencial da experiência de X-Wing. Escolher os pilotos e melhorias certas, combinar táticas e estratégias pode ser tão divertido quanto destruir seus oponentes nos combates espaciais. Mas por onde começar? Caixa Base e Expansões Assim que...

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Fim de ano!

Enfim, 2015 entra em sua reta final... Foi um ano intenso, com eventos cheios de gente, vários lançamentos, muitas partidas vencidas, muitas partidas perdidas, vários lançamentos, monstros derrotados, batalhas disputadas e cada vez mais gente se conectando através de experiências reais e menos através das telonas e telinhas (que também são legais, nos seus momentos.) Agradecemos a você, jogador, que fez desse mais um ano de evolução, que se adaptou com a gente a novas fases, e jogou junto com a gente em mais uma jornada longa, cansativa e muito divertida. Desejamos a todos um...

Postado por Galápagos Jogos
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Churrascatina

Todo mundo já passou por isso. Tá bom, nem todo mundo. Mas a situação é a seguinte: churras na sua casa, todo mundo conversando, comida farta, bebidas geladas e refrescantes, mas ainda falta alguma coisa pra divertir a galera. E o que diverte mesmo a galera, perguntamos? Jogos de tabuleiro é a resposta óbvia, mas nem sempre as pessoas se animam em sair do calor da brasa da churrasqueira e sentar pra uma boa jogatina. Para isso, você precisa de um plano. Abaixo, um guia rápido de como criar sua própria churrascatina.

Postado por Galápagos Jogos
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Encadeando Missões em Campanhas

Muitas vezes, em uma missão de Zombicide, os sobreviventes passam por maus bocados para conseguirem pegar alguns suprimentos ou mesmo fugir de uma área de cidade infestada de zumbis. Quando a missão é concluída com sucesso, nós comemoramos que os sobreviventes saíram vitoriosos! Mas até quando? Aqueles suprimentos uma hora vão acabar... Ao fugir de uma área pode-se chegar em outra com ainda mais zumbis... O que acontece com os sobreviventes depois de uma missão? Será que estão mesmo seguros? Uma forma muito divertida de jogar Zombicide é encadear uma missão na outra criando uma história...

Postado por guerraem@gmail.com
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X-Wing e o mundo do metagame

Mas o que é metagame? Diferentes correntes definem o que é o metagame, mas todas concordam que em jogos de estratégia em que você monta o time/deck/esquadrão/bando/turma antes do jogo e compete com outros jogadores que fazem o mesmo, a leitura do metagame é essencial para se preparar e pensar nas estratégias. Metagame é a essência da estratégia que é utilizada no jogo por você e pelos outros jogadores. Ele varia em todos os níveis: mundial, federal, estadual, municipal e da galera que você joga. Vamos pegar um exemplo simples: Na galera que eu jogo, sempre tinha um cara que ganhava...

Postado por Daniel Huamani
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Combinando Tudo – Parte 3 de 3 – Armazenamento

Esse é o terceiro e último post dessa série a respeito de como combinar todas as suas expansões. Nos dois posts anteriores, eu abordei a elaboração do deck de zumbis e do deck de equipamentos. Esse último é diferente dos outros dois e, ao invés de falar sobre estratégia, dá umas dicas sobre como armazenar tudo o que você tem, principalmente se você planeja levar o seu jogo para uma seção fora de sua casa sem precisar usar uma empilhadeira. Antes de qualquer coisa, gostaria de falar que acho importante que a estratégia de armazenamento de qualquer jogo deve facilitar, não só o transporte, mas...

Postado por guerraem@gmail.com
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Combinando Tudo – Parte 2 de 3 – Deck de Equipamentos

No primeiro post da série eu abordei o deck com as cartas de zumbi combinando todas as expansões, e nessa segunda parte vou falar sobre como combinei as cartas da caixas-base e das expansões para formar um deck de equipamentos único de 119 cartas. Vou procurar falar sobre a minha lógica para montar cada parte do deck, para que quem não possuir tudo possa usar o mesmo raciocínio para montar o seu. Vou alternar um pequeno texto explicativo com a lista de cartas que efetivamente incluí no deck. Vamos começar pelo começo, ou melhor, pelo equipamento inicial. Eu utilizo como base o equipamento...

Postado por guerraem@gmail.com
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Y-Wings: nave estratégica e armas de controle

Um pouco de história... Na história, as Y-Wings são naves fabricadas pela Koensayr Manufacturing e classificada como caça-bombardeiro. Utilizada no período das Guerras Clônicas e também adotada posteriormente pela Aliança Rebelde, frequentemente utilizada como bombardeiro direto em naves capitais, em conjunto com as posteriores B-Wings. Seu desenho icônico foi pensado para carregar grandes quantidades de ogivas, além de ser equipada com canhões frontais e canhões em torres 360 graus e um andróide astromecânico. Com escudos fortes porém com pouca manobrabilidade, suas deficiências eram...

Postado por Daniel Huamani
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Combinando Tudo – Parte 1 de 3 – Deck de Zumbis

A Season 3 de Zombicide chegou e tenho certeza que os fãs do jogo logo correram para adquirir seu exemplar da nova caixa-base e das novas expansões. Para quem já tinha as outras temporadas, a questão agora é como combinar tudo para deixar o jogo equilibrado e conseguir usar tudo que você adquiriu junto com o que você já tinha. Nessa série de posts, escrevo como fiz para combinar as 3 seasons junto com todas as expansões menores. Explicando meu raciocínio para a elaboração dos decks, acredito que não será difícil fazer alguma adaptação para quem não tem alguma das expansões. Hoje abordamos o deck...

Postado por guerraem@gmail.com
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Misturando Tudo!

Provavelmente a primeira ideia de todo o jogador de Munchkin quando compra a sua segunda caixa é "Hum... será que eu posso misturar?" A resposta é um estrondoso SIIIM! Quando me refiro a uma segunda caixa, não falo de misturar o Munchkin 2 com a caixa básica. E sim de misturar a Caixa Básica do Cthulhu com a Caixa Básica do Zombies! Sim isso pode ser feito e o fato das costas não combinarem não tem problema algum, basta misturar portas com portas e tesouro com tesouros. Não existe nenhuma ciência por traz disso, realmente é só misturar, mas se você quiser ser um pouco cuidadoso você...

Postado por Luciano Abel
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Criando Missões - Testando o gameplay

Este é o nosso quarto post sobre criação de missões! Para os que estão chegando desavisados, deixo aqui os links para os posts anteriores, que abordaram a elaboração da história, a criação dos mapas e as regras especiais. Esse post fecha a sequência falando sobre a parte mais divertida do processo: o teste da missão! É agora que você coloca todas as suas ideias no centro da mesa e joga para ver como ficou. Como iria reportar o resultado da missão aqui no blog e não queria passar vergonha, escolhi um time de elite para os sobreviventes que iria utilizar. Para dar velocidade ao grupo, que será...

Postado por guerraem@gmail.com
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Criando Missões – Regras Especiais

Em dois posts anteriores falamos sobre a história que cria o contexto para a missão e sobre a criação do mapa, que expressa de forma mais concreta o espaço onde essa história se passa. Nesse post vamos para o próximo passo na criação de uma missão: a definição das suas regras especiais. Antes de começar, eu gostaria de confessar que não sou um grande fã de regras-da-casa (que modificam as regras originais do jogo). Para mim é como se estivesse, de alguma forma, corrompendo e subvertendo o trabalho que o criador do jogo teve para elaborar, concretizar e testar aquela obra de arte. Uma das coisas...

Postado por guerraem@gmail.com
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Criando Missões – Mapas

Vamos para o segundo post sobre criação de missões, agora focando na construção do mapa. No post anterior falamos sobre o primeiro passo que é a definição da história, e nesse vamos falar sobre a criação do mapa. O primeiro passo é baixar o editor de mapas disponível no site do Zombicide. Esse editor possui todos os tokens e tabuleiros modulares presentes na Season 1 e Season 2 (incluindo Toxic City Mall e Prison Outbreak), além de silhuetas de todos os tipos de zumbi. O kickstarter da Season 3 prometeu atualizar o aplicativo para incluir seus novos elementos. O aplicativo está disponível para...

Postado por guerraem@gmail.com
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Criando Missões – Elaborando a História

Uma coisa que me atrai muito em Zombicide é o mundo de possibilidades que ele proporciona. Além das missões que vêm nos manuais, existem várias missões disponíveis para download. Em um post anterior, inclusive, apresentei diversas missões bem diferentes que me divertiram muito. No momento em que escrevo esse post, são 56 missões criadas por jogadores que foram publicadas no site do jogo em inglês, e muitas outras em fóruns e blogs. Observando a diversidade de mapas, histórias, objetivos e regras especiais e combinando ainda os elementos das diferentes expansões, dá para perceber que mesmo assim...

Postado por guerraem@gmail.com
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Teste suas habilidades

Então agora você já tem o jogo, já aprendeu a montar seus esquadrões e cansou de ganhar do seu irmão menor, seu vizinho, sua/seu namorada(o) e quer expandir seus horizontes? Há duas formas de conhecer gente nova. 1- Grupos de Encontro Em todo o Brasil existem grupos de jogos formados para jogar X-Wing. Esses grupos são formados em lojas ou lugares de encontros públicos onde o pessoal se reúne para jogar batalhas, normalmente de 100 pontos, durante algumas horas. A frequência e a duração varia conforme o grupo. São pessoas extremamente amigáveis que têm o único interesse de se divertir....

Postado por Daniel Huamani
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Estendendo a diversão para fora do tabuleiro

Quem tem um passado de jogador de RPG, como eu, pode reconhecer facilmente diversos elementos de um bom jogo de RPG dentro do Zombicide. A existência de personagens, a evolução desses personagens com experiência, a história por trás das missões, entre outras coisas. Inclusive, a ambientação do jogo e sua relação com seus elementos e suas mecânicas é um dos fatores que eu mais gosto nele. Por exemplo, todos os personagens possuem uma história que de certa forma dão a ele uma personalidade condizente com suas habilidades. O Zombicide não é um jogo para ser encarado como um monte de peças em cima...

Postado por guerraem@gmail.com
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Montando seu esquadrão mortal

Saudações imperiais! Ou vida longa à rebelião, depende do seu ponto de vista… Depois de ter jogado alguns jogos, com certeza você estará se perguntando como montar um esquadrão para dogfights, os contras com os seus amigos. Vamos começar explicando a anatomia das cartas de piloto e de melhorias. Custos de cartas Você já deve ter notado que todas as cartas possuem um número no canto inferior direito. Este número é o custo de cada carta. Por exemplo, um Tie Fighter pilotado por um Piloto da Academia custa 12 pontos enquanto o mesmo Tie Fighter pilotado pelo Howlrunner custa 18 pontos....

Postado por Daniel Huamani
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Polemizando a polêmica da prioridade de alvo

Alguns jogadores quando entram em contato com um novo jogo, muitas vezes ainda nas primeiras partidas, já dizem que algumas regras não fazem sentido e querem já sair mudando. Com Zombicide não é diferente e a regra mais polêmica, que costuma ser o primeiro alvo de críticas, é a prioridade de alvo. Segundo essa regra, se alguém fizer um ataque com armas de longa distância em uma zona, os sobreviventes serão sempre o alvo prioritário. Em outras palavras, se alguém atira em uma zona com um sobrevivente e três zumbis, o sobrevivente vai morrer antes dos zumbis poderem ser acertados.   Já vi em...

Postado por guerraem@gmail.com
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Missões “fora do padrão” para Season 1

Julgando pelas mensagens do fórum e comentários nos blogs, muita gente adquiriu a caixa do jogo agora no final do ano e já está sedenta para adquirir logo as expansões da Season 2, o Toxic City Mall e o Prison Outbreak. Infelizmente, no momento que esse post está indo ao ar, elas estão esgotadas aqui no Brasil, e com o relançamento pela Galápagos estar previsto para o primeiro semestre de 2015, a solução para esses jogadores será mesmo esperar. Para acalmar um pouco os ânimos e a ansiedade geral dos jogadores, aqui vão algumas missões diferentes e divertidas, disponíveis na internet, que...

Postado por guerraem@gmail.com
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Os segredos das cartas de zumbis

Senhoras e senhores, sejam primeiramente muito bem bem-vindos ao portal de notícias de Zombicide para falar sobre o apocalipse zumbi. (É, nós não cansamos de falar de Zombicide =]) E hoje temos um tema especial pra balancear, temperar, apimentar, arrebentar com os jogos por aí: Cartas de Zumbi. As cartas de zumbi são responsáveis por boa parte da ação no tabuleiro. Elas determinam, basicamente o ritmo das missões, então, que tal conhecer mais sobre elas, para afinar e customizar sua experiência com Zombicide?   Cartas de zumbi - Zombicide Em Zombicide, as cartas de zumbi são...

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